NOTÍCIAS

| 13.01.20 - 17h26

Iniciativa previne focos do Aedes Aegypti no edifício-sede da PCR

img_alt

Durante todo a manhã, servidores e visitantes receberam orientações para evitar a proliferação do mosquito transmissor de dengue, chikungunya e zika (Foto: Luciano FerreiraPCR)

 

Servidores e visitantes do edifício-sede da Prefeitura do Recife receberam orientações, nesta segunda-feira (13), sobre como podem evitar o surgimento de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de arboviroses como dengue, zika e chikungunya. Através de uma ação realizada pelas Secretarias Municipais de Administração e Saúde, todos os 15 andares da PCR e outros ambientes foram vistoriados por 10 Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) da Vigilância Ambiental, especialmente locais com água e plantas.

Nos vasos onde foi encontrada água acumulada, foi colocado larvicida biológico para tratamento. Em cada sala, os agentes distribuíram material com as dicas de cuidados para evitar os criadouros do Aedes aegypti. Quem passou pelo hall de entrada do prédio pôde observar uma maquete montada num estande para mostrar situações que podem ser um risco potencial para que o mosquito coloque suas larvas em prédios, escolas e residências com caixas d’água, por exemplo. “Achei a iniciativa excelente e vou repassar as orientações que recebi para as pessoas com quem trabalho e para os meus clientes”, disse a culinarista Michele Caldas, participante da Feira do Prodarte, que acontece durante esta semana no hall de entrada da PCR.

O secretário-executivo de Administração, Rodrigo Chagas, considera importante divulgar as orientações devido ao grande volume de pessoas que circula pela Prefeitura do Recife, diariamente. “Só de servidores são cinco mil por dia, além dos visitantes. Nos dias de maior movimento, chegamos a ter quase dez mil pessoas aqui”, disse o gestor.

O chefe da Vigilância Ambiental do Distrito Sanitário 1, Alberto Moutinho, salientou que as doenças transmitidas pelo mosquito podem ser fatais, por isso considera importante investir em ações educativas permanentemente. “Todos os anos trazemos essas medidas de controle para o prédio da Prefeitura do Recife, incluindo a avaliação da qualidade da água e o trabalho de desratização com colocação de raticida se for necessário”, destacou o profissional.