Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 14.01.20 - 13h22

PCR conclui obra de contenção de encosta do Programa Parceria na Vila dos Milagres

img_alt

Prefeito Geraldo Julio entregou, na manhã desta terça-feira (13), a construção de muro de contenção em alvenaria armada, finalizada na comunidade (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Com mais de 300 intervenções em andamento pelo Recife, o Programa Parceria da Prefeitura do Recife está a todo vapor. O prefeito Geraldo Julio entregou na manhã desta terça-feira (14), mais uma obra finalizada, na Vila dos Milagres, Cohab, Zona Sul da cidade. Realizada pela Secretaria executiva de Defesa Civil, em conjunto com os próprios moradores, foi construído um muro de contenção em alvenaria armada. 

Após vistoria na construção, o prefeito Geraldo Julio falou sobre a intervenção. “Estamos na Vila dos Milagres, inaugurando mais uma obra  de contenção, do projeto Parceria. O ano passado foram 119 deste tipo e para este ano estão previstas mais de 400. Esse é um projeto que anda muito rápido porque ele caminha junto com a população. A gente entra com todo o material, assistência técnica e acompanhamento, e a população entra ajudando a fazer a obra.  Este é uma ação muito importante, protege as famílias, da tranquilidade durante inverno, é estruturador e a casa fica em segurança” avaliou o prefeito. 

Com 69.75m² de área construída, o muro de contenção foi erguido em 3 meses e beneficiou três famílias diretamente. O Programa Parceria é executado em áreas de risco e consiste em a Prefeitura do Recife fornecer material e acompanhamento técnico, enquanto os próprios moradores entram com a mão de obra para a realização de obras de pequeno porte, como intervenção na drenagem, construção de fossas, reparos em calçadas, entre outras ações. Desde 2013, o programa já concluiu mais de 230 obras e atualmente mais de 300 intervenções estão em andamento. Em 2019, 117 obras foram concluídas.  

“Hoje temos mais uma área em total segurança, e temos uma obra realizada dentro de todas as normas técnicas, de engenharia, trazendo tranquilidade para a população. Este trabalho é de parceria, onde a prefeitura e o cidadão trabalham juntos. Isso traz agilidade, rapidez, e facilidade nas construções. Nesta mesma área temos mais três pontos a serem realizados em conjunto com os moradores, são obras de contenção, acesso e drenagem, para trazer ainda mais segurança para todos”, afirmou o coronel Cássio Sinomar, secretário-executivo de Defesa Civil do Recife. 

Seu José Maria, 66 anos, ajudou com a mão de obra. Depois de finalizar os serviços na sua casa, ajudou a fazer na casa dos vizinhos. “Se não fosse a Prefeitura que desse essa força, não teríamos possibilidade de fazer essa obra. Se todos ajudassem, fizesse um esforço com o que pudesse, a gente saia dessa situação. Porque se a gente for só esperar pelo governo não dá, tem que ter esforço de todo mundo. As vezes eu me sento no quintal de casa, embaixo do pé de manga, e sorrio sozinho, não acredito que fiz sozinho e hoje posso dormir tranquilo”, contou orgulhoso seu José Maria. 

Seu Manoel Natalicio, 69 anos, era só sorrisos com sua casa agora em segurança. “Graças a Deus agora estou seguro. Antes era bronca, ficava difícil até descer. Do jeito que estava não tinha mais condições. Agora podemos dormir em paz”, afirmou.