Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Carnaval | 20.01.20 - 11h27

Maracatu Nação Encanto da Alegria abre prévias oficiais do Recife

img_alt

Primeiro ensaio aberto do Tumaraca acontecerá na Mangabeira nesta terça-feira com Coco Raízes de Arcoverde e Marrom Brasileiro (Foto: Andrea Rego Barros/PCR)

 


A noite desta terça-feira (21) marca a data de abertura das prévias oficiais do Recife com louvor à força dos Orixás, entidades que regem o Carnaval, no Bairro da Mangabeira. A partir das 18h, o Maracatu Nação Encanto da Alegria conduz o primeiro ensaio aberto do Tumaraca, encontro de Nações de Baque Virado que já se tornou tradição no Carnaval recifense e cuja apoteose acontece na quinta-feira da semana pré (20), encerrando as prévias e abrindo alas para os festejos momescos da cidade. O ensaio aberto acontecerá na Rua Coremas, 40, Mangabeira (próximo ao Clube da Mangabeira). Este será a primeira de mais de 50 prévias gratuitas que a cidade oferecerá até a abertura do Carnaval

Comandado pelo mestre Felipe Tavares, o ensaio aberto contará com a participação do Coral Voz Nagô, tradicional conjunto vocal que acompanhava o saudoso Naná Vasconcelos quando este estava à frente do Tumaraca, encontro que faz parte da folia do Recife desde 2002. Também participam do ensaio o coco Raízes de Arcoverde e o compositor e cantor Marrom Brasileiro, que serão convidados especiais do Tumaraca 2020. O Maracatu Encanto da Alegria foi vencedor do Concurso de Agremiações em 2018 e promete um desfile contagiante com o tema ‘É do Ouro de Oxum que é feita a armadura que guarda o meu corpo’.

O Tumaraca reunirá 13 Nações de Maracatu de Baque Virado no Marco Zero no dia 21 de fevereiro, quinta-feira da semana pré-Carnavalesca e grande Abre-Alas do Carnaval do Recife 2020. Até lá, acontecerão 13 ensaios nas comunidades, quatro ensaios conjuntos na rua da Moeda, além de um encontro de Mestres no Pátio de São Pedro.

Serviço – Tumaraca – primeiro ensaio aberto

Onde – Rua Coremas, 40 – Mangabeira (próximo Clube Mangabeira)

Horário – 18h

Participação – Coral Voz Nagô, Coco Raízes de Arcoverde, Marrom Brasileiro