Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 20.01.20 - 15h16

Programa Chegando Junto abre escolas municipais para Colônias de Férias

img_alt

Ação conta com apoio dos pais e mães que integram as Frentes de Trabalho Miguel Arraes e que vão atuar nas oficinas das colônias de férias dos alunos e na preparação das Escolas para o início do ano letivo. O prefeito Geraldo Julio acompanhou as atividades na Escola Municipal Cícero Franklin (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Quem ouvia a animação nos corredores e salas de aula na Escola Municipal Cícero Franklin, não imaginava que estava em período de recesso escolar. Mas com o objetivo de  oferecer atividades para os alunos da rede municipal e continuar apoiando a geração de renda dos pais e mães dos estudantes, que estão desempregados, a Prefeitura do Recife através do Programa Chegando Junto, abriu nas férias escolares 130 unidades de ensino para participar do Chegando Junto nas Férias. O prefeito Geraldo Julio visitou na manhã desta segunda-feira (20) a unidade, que está localizada no UR-05, Ibura, Zona Sul da cidade e conferiu de perto as atividades.

“Estamos acompanhando mais uma ação do Programa Chegando Junto, agora com Colônia de Férias, que estão sendo realizada em 130 escolas, com uma série de oficinas para os alunos, onde eles passam o dia se divertindo e aprendendo, além de ter a merenda. Mas também os pais e mães da Frente de Trabalho Miguel Arraes estão sendo contratados para trabalhar como oficineiros, além de também preparar as unidades para abertura do ano letivo. Pintura, capina, organização escolar, para a escola estar toda arrumada na volta às aulas. Esta é uma forma de aumentar ainda mais o interesse dos pais e mães pela escola do seu filho”, explicou o prefeito Geraldo Julio. 

Com 850 alunos, divididos no ensino fundamental até a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Escola Cícero Franklin reuniu mais de 150 alunos para as atividades nesta segunda. Foram realizadas oficinas de capoeira, artes, frevo, além da distribuição de lanche para os alunos participantes. A unidade escolar contou com o apoio de 45 pais, e mães integrantes das frentes de trabalho, 15 deles oficineiros. As colônia de férias que acontecem nos dois turnos, manhã e tarde vão envolver mais de 100 oficineiros, que vão atuar ainda em atividades como metarreciclagem, horta, entre outras. As escolas participantes, vão atender, mais de 2.200 mil alunos. As colônias de férias iniciaram no último dia 15 e finalizam no próximo dia 24 de janeiro. 

Na sequência, os pais também retornam às escolas para as categorias "capinação e jardinagem" e "pintura", já que as unidades educacionais estarão sendo preparadas para a volta às aulas, que acontece no dia 3 de fevereiro. Bernardo D'Almeida, secretário de Educação, falou sobre a ação. "Nós não podíamos deixar os nossos pais desamparados durante as férias escolares. Além disso, nós mantemos o aluno dentro da escola, fortalecendo o  vínculo, o socioemocional e tornando o ambiente escolar mais atrativo. Os nossos estudantes também têm direito a merenda. Esse lanche faz toda a diferença no dia a dia dos nossos alunos, que vivem em situação de vulnerabilidade. Nossas escolas estão abertas para quem mais precisa", afirmou o secretário.

Edna Romão, era uma das oficineiras de Capoeira. Com dois dois filhos e três sobrinhos na escola, ela falou sobre a importância de participar do momento. “É bom em todos os sentidos, porque a colônia de férias é o melhor lugar para essas crianças estarem, porque ocupa a mente, afasta das drogas, da criminalidade. E eu estando aqui posso continuar participando das atividades dos meus filhos”, afirmou. 

Juliana Calado, mãe de Pedro, estudante do 4°ano, está responsável pela merenda durante o período de colônia de férias. "Essa é uma ótima oportunidade para nossos filhos, porque além deles se divertirem nas férias, já ganhamos um trocado e ajuda nas contas de casa. Muitas vezes os pais não têm oportunidade para sair, para ir passear, ir para um parquinho, por falta de dinheiro, e com essas atividades, as crianças ficam muito animadas e perto de casa é melhor ainda”, pontuou Juliana.