Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 22.01.20 - 10h16

HMR promove atividades alusivas ao Janeiro Branco até domingo (26)

img_alt

Entre os temas abordados estão as dificuldades enfrentadas pelas mãe, sobretudo nas fases da gravidez e puerpério, que muitas vezes levam à depressão pós-parto (Foto: Cortesia)

 

A sala de espera do Centro de Imagem e do Ambulatório do Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado, se tornou um espaço para discutir o cuidado com a mente dos pacientes da unidade de saúde. As ações do Janeiro Branco, mês de conscientização sobre os cuidados com a saúde mental, tiveram início na última segunda-feira (20) e seguem até o próximo domingo (26), com palestras dirigidas por psicólogas da unidade da Prefeitura do Recife, administrada pelo HCP Gestão.

Ao longo da semana, as ações são voltadas aos usuários, acompanhantes e funcionários, mostrando o cuidado com a saúde mental como um caminho para a qualidade de vida e levando as pessoas a refletir sobre suas vidas, a qualidade de seus relacionamentos e o autoconhecimento. As atividades programadas estão divididas em salas de espera, palestras e dinâmicas, que acontecerão no Ambulatório, na Casa das Mães, no Centro de Imagem e na Maternidade do HMR.

Entre os temas abordados estão a depressão, ansiedade, relações tóxicas, autocuidado e saúde mental, além das dificuldades enfrentadas pelas mães, sobretudo nas fases da gravidez e puerpério, que muitas vezes levam à depressão pós-parto. “Muitos não se envergonham em dizer que estão frequentando a academia, mas têm vergonha de dizer que estão fazendo terapia. Esta campanha é mais que simples encontros; estamos formando multiplicadores”, ressaltou a coordenadora do setor de psicologia do HMR, Eduarda Pontual.

De olhos e ouvidos atentos, enquanto aguardava atendimento, Edlanny Renata, 35 anos, conheceu a campanha do Janeiro Branco. “Muitas vezes a gente se preocupa com a saúde do corpo e se esquece dos cuidados com a mente, e isso pode desencadear diversas doenças. Esse momento descontraído, no meio da espera por uma consulta, pode ajudar muita gente a buscar um atendimento psicológico”, analisou ela.

Dona Cecília Maria, 60, que acompanhava o filho no setor de imagem, também passou a saber mais acerca do propósito da ação. “Não conhecia a campanha e nem o serviço de psicologia aqui do hospital. A saúde mental é importante e precisa de cuidados”, ponderou ela.

Confira a programação do Janeiro Branco no HMR CLICANDO AQUI

E programação completa da Prefeitura AQUI