NOTÍCIAS

Primeira Infância | 13.02.20 - 20h19

PCR e UFRPE firmam parceria em prol da Primeira Infância

img_alt

A ação vai possibilitar ampliação do campo de pesquisa junto às Secretarias da Prefeitura do Recife, não só Educação, mas também Saúde, Assistência, Habitação e Urbanismo,entre outras. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Mais um importante passo foi dado para a consolidação das políticas públicas encabeçadas pela Prefeitura do Recife para a Primeira Infância. Nesta quinta-feira (13), o prefeito Geraldo Julio assinou  um convênio de cooperação técnica com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) para colaboração em pesquisas científicas focadas na primeira infância.

“A Primeira Infância é prioridade da gestão e temos avançado no tema, com uma estratégia montada, ações concretas, plano organizado, políticas públicas preparadas. Nós devemos ser a primeira capital a ter uma Secretaria Executiva especializada para essas questões. É muito importante essa parceria com a Universidade, porque esse tema ainda está em um estágio de discussão de um debate global de comprovação científica. Se o estímulo à capacidade cognitiva já era importante em uma época em que o mundo se modernizava mais lentamente, imagina agora. A melhor coisa que podemos fazer para o cidadão do futuro é atuar nessa faixa etária”, afirmou o prefeito Geraldo Julio.

O gestor municipal enalteceu ainda a parceria com a instituição. “Fico feliz com essa parceria, porque estamos em casa, podemos somar e poder fazer laboratórios nas nossas unidades será muito bom. E ajudar nossos profissionais a poder adquirir conhecimento e somar esse número de pessoas para um resultado positivo. Temos muita coisa, mas é tudo muito novo, e só teremos  resultados se fizermos essa avaliação e esse trabalho permanente, e a Universidade será uma parceira importante nesse caminho”, avaliou Geraldo.

O convênio com a UFRPE vai possibilitar cooperação técnica para colaboração em pesquisas científicas focadas na primeira infância desenvolvidas pelo Núcleo de Pesquisa em Neurociência, Afetividade, Aprendizagem e Primeira Infância (NINAP), da instituição federal. A parceria vai possibilitar conhecer melhor as pesquisas em andamento, pautar próximas pesquisas de acordo com interesses da Prefeitura, ampliar a abertura do campo de pesquisa junto às Secretarias, não só Educação, mas também Saúde, Assistência, Habitação e Urbanismo, entre outras.

Rogério Morais, secretário Executivo para a Primeira Infância do Recife, destacou a importância da parceria. “Essa ação é fundamental para reforçar nossos diferenciais e nos tornar uma capital de referência em desenvolvimento infantil. Para ser a “capital da primeira infância” é muito importante ter um Plano Municipal, mas também ser um polo de produção de conhecimento, que poderá ser aplicado aqui e no mundo. O NINAP está por dentro de tudo que é moderno nessa área, não deve nada a ninguém, é a nossa 'Harvard'”, avaliou Morais.

O NINAP já desenvolveu outras ações com a Prefeitura do Recife através da Secretaria de Educação: entre estas, a formação de professores e coordenadores da educação infantil da rede municipal e as formações do Brinqueducar, programa que contempla todas as unidades de educação infantil da rede. Também já ofertaram uma formação para Auxiliar de Desenvolvimento Infantil (ADIs), entre outros.