Prefeito Geraldo Julio autoriza início de obra de contenção de encosta no Córrego do Curió
A esperança foi renovada na comunidade do Córrego do Curió em Dois Unidos. O prefeito Geraldo Julio autorizou na noite desta terça-feira (10), o início das obras de contenção definitiva de encosta na localidade, levando tranquilidade, segurança e bem estar para as 25 famílias beneficiadas na localidade. A região também foi beneficiada com o Ilumina Recife e recebeu novos pontos luz de LED. As obras fazem parte da Operação Inverno 2020, que estão em andamento desde janeiro, com doversas ações como a limpeza dos 99 canais da cidade e a colocação de lonas em mais de 1.000 pontos em apenas um mês e meio.
Durante o ato de assinatura de Ordem de Serviço, o prefeito Geraldo Julio falou sobre a iniciativa. “Mais uma obra importante de infraestrutura nas áreas de morro do Recife que vai trazer mais tranquilidade para quem mora nessas regiões. Mas uma obra definitiva aqui no Córrego do Curió que teve um investimento de R$ 850 mil e vai deixar 25 famílias embaixo e encima da ladeira em segurança. Semana passada demos várias ordens de serviços, também inauguramos obras, só do Programa Parceria temos 350 frentes de trabalho espalhadas pela cidade. Este é um dia importante para essa comunidade e estamos muito felizes”, destacou o prefeito.
Com um investimento de R$ 850 mil, o serviço é mais uma iniciativa da Operação Inverno 2020 e será realizado pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB). Com prazo de execução para 120 dias, a obra vai abranger uma área de aproximadamente 90 metros e vai incluir 500m² de passeios de acesso à comunidade, 250m² de drenagem, 1.200m² de revestimento em tela argamassada, além do muro de arrimo.
João Batista, diretor de Engenharia e Obras da Urb, falou sobre o serviço. “Esta obra faz parte da Operação Inverno, que em parceria com a Defesa Civil da cidade definimos as obras de risco muito alto e estamos dando prioridade. Essa obra é a primeira etapa. Estamos pleiteando junto ao governo os recursos para a segunda fase. Temos outras 20 de contenção e proteção de áreas de risco já licitadas e contratadas pela Prefeitura do Recife e aguardam só a liberação de verbas por parte do Governo Federal”, explicou.
Apenas entre 2019 e início de 2020, 20 obras de contenção definitiva de encostas, contemplando as áreas de risco da cidade com serviços de estabilização e contenção, drenagem, instalação de tela argamassada e construção muro de arrimo e escadarias foram realizadas. Atualmente, estão em andamento mais seis obras deste tipo: Rua Córrego São Domingos Sávio, no Alto José Bonifácio, Rua Francisco Paulo dos Santos com a Primeira Travessa José Menezes Lyra Filho, em Dois Unidos, Rua João Carneiro da Cunha, em Rosa Selvagem, rua Córrego da Telha, no Passarinho, rua Benigno Jordão de Vasconcelos, no Ibura, e na Travessa da Diadema, no Vasco da Gama.
Andreza Almeida vai poder ter de volta noites de sono tranquilos. Ela que mora com o marido e o filho, contou que a tensão fazia parte da vida na época de chuvas. “Essa obra vai ser um descanso para nós. No tempo de inverno é terrível, a gente não dorme, ou um dorme e o outro fica acordado, ficamos na frente de casa naquela tensão do que podia acontecer. Na minha cozinha tive que tirar a porta e fechar a parede, porque quando chovia entrava água dentro de casa. E era assim, só tristeza e agonia. Mas agora eu tô tão feliz, que nem dormi quando soube. É emoção pura, uma sensação indescritível”.
Consuelo da Silva de 60 anos falou que o pai morreu sem ver o sonho de ver a barreira construída. “Essa obra é muito importante porque vai proteger a vida da gente. Na época de chuva a gente não dormia. Vivia com a porta aberta para ter chance de correr, olhando para a barreira pensando que podia sustentar ela com os olhos, sem saber se ela ia cair ou não. Não tem sensação melhor do que ver essas barreiras sendo feitas. Moro há 36 anos e ver essa obra feita era um sonho que agora vai ser realizado. Meu pai lutou para ver isso feito e infelizmente não pode viver essa alegria, mas tenho certeza que de onde estiver ele está alegre por nós”, contou Consuelo.
Operação inverno – Os trabalhos da Operação Inverno 2020 estão em andamento desde janeiro, com a limpeza dos 99 canais da cidade e a colocação de lonas em cerca de 1.000 pontos em apenas um mês e meio. Para este ano, a Prefeitura do Recife contará com o trabalho de 11 secretarias e órgãos, envolvendo 6.145 funcionários. Pela Defesa Civil, até o final da Operação Inverno, estão previstas 50 mil vistorias, 16 mil pontos de lonas aplicados, o que corresponde a 3,3 milhões de metros quadrados de lona, além de 12 simulados de prevenção de desastres, 58 obras de Geomanta e 500 obras do Parceria, onde a Prefeitura fornece o material e a orientação técnicos, e os moradores executam o serviço. Também estão previstas ações para a eliminação de 10 pontos críticos de alagamentos, 300 ações em escolas para a conscientização de jovens e crianças e 12 simulados de preparação para evacuação em casos de emergência. Por parte da Autarquia de Urbanização do Recife (URB), estão previstas a execução de 26 obras de contenção de encostas. Pela Emlurb, também serão recuperadas 140 escadarias, incluindo o sistema de drenagem destas vias.