Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 25.07.20 - 11h08

Estações Itinerantes chegam a 11 novos locais do Recife nesta semana

img_alt

Além das tendas montadas em oito pontos, a ação porta a porta vai levar máscaras e kits de higiene para três comunidades mais vulneráveis da capital (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

CONFIRA OS LOCAIS AQUI

As Estações Itinerantes de Orientações sobre a Covid-19 vão chegar a 11 novos locais nesta semana. O objetivo da ação da Prefeitura do Recife é distribuir máscaras e levar informações seguras sobre a covid-19 através de oito tendas montadas em locais de grande circulação de pessoas. Além disso, os profissionais da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife também vão até áreas de maior vulnerabilidade social da capital para entregar, de casa em casa, máscaras e kits de higiene. Desde o começo deste mês, as estações estão distribuindo, ao todo, 300 mil máscaras. Outras 500 mil foram encomendadas a costureiras aprovadas em edital de chamamento público. 

Nesta semana, as Estações Itinerantes de Orientação sobre a Covid-19 vão funcionar de segunda (27) a sexta-feira (31), das 8h às 16h, na Praça Joana Bezerra (Coque), no Habitacional do Campo do Café (Linha do Tiro), no Mercado de Casa Amarela, na UR 7 (Várzea), na Praça Simão Borba (Areias), no Terminal Integrado Tancredo Neves (Imbiribeira), na Comunidade Alto José Bonifácio (Alto José Bonifácio) e no Terminal de Jordão Baixo. Os endereços dos locais estão disponíveis AQUI.

Na segunda-feira (27), a ação porta a porta de distribuição de máscaras e kits contendo água sanitária, álcool em gel, sabão em barra, sabonete, pasta e escova de dente será feita no Alto da Mata, no Córrego da Fortuna, Sítio dos Pintos. Já na terça (28), a equipe da Sesau Recife irá ao Conjunto Habitacional Josué Pinto, no Brejo de Beberibe. Na quarta (29) e quinta (30), os agentes de saúde vão até as comunidades Chiclete, Bomboniere, Cajá e Ponte da Salvação, na Iputinga. Além da distribuição dos materiais, os profissionais da Sesau Recife também identificam as pessoas com sintomas gripais para, se necessário, orientá-las a procurar unidades de referência da Atenção Básica para atendimento de pessoas com suspeita de covid-19.

As estações itinerantes nos oito pontos fixos contam com pias para lavagem das mãos e profissionais para dar orientações sobre o uso correto e higienização das máscaras e a importância do distanciamento social nesta fase de retomada das atividades econômicas e de lazer. A equipe da Prefeitura do Recife também ensina a população a acessar os sites e aplicativos de serviços que a Prefeitura oferece, como Atende em Casa, Movimenta Recife e Dycovid (este último do MPPE e Porto Digital, parceiros da PCR). Os profissionais da Vigilância Ambiental também reforçam com a população a importância de manter os cuidados para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, chinkungunya e zika.