Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Saúde | 28.07.20 - 12h03

Estações Itinerantes de Covid-19 e ações porta a porta beneficiaram 50 comunidades do Recife em um mês

img_alt

Mais de 500 profissionais estão envolvidos diariamente na distribuição de máscaras e informações seguras sobre a covid-19 para a população (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Um mês após o seu início, as Estações Itinerantes de Orientações sobre a Covid-19  e as ações de porta a porta nas comunidades do Recife já chegaram a 50 comunidades do Recife. O anúncio foi feito pelo prefeito Geraldo Julio, na manhã desta terça-feira (28). A ação da Prefeitura do Recife distribui máscaras e leva informações seguras sobre como se prevenir do novo coronavírus através de oito tendas montadas semanalmente em diferentes áreas da cidade, onde há grande circulação de pessoas, além de ações porta a porta nas comunidades mais vulneráveis. Desde o fim de junho, as estações estão distribuindo, ao todo, 300 mil máscaras. Outras 500 mil foram encomendadas a costureiras aprovadas em edital de chamamento público.

“O trabalho de prevenção das estações itinerantes e do porta a porta completou 50 comunidades visitadas em nossa cidade. É muito importante que todos façam a prevenção porque a pandemia não acabou em lugar nenhum do mundo. As estações e o porta a porta levam, além de máscaras e kits de limpeza, orientação e, sobretudo, convencimento sobre a importância das medidas preventivas. É muito importante que todos continuem fazendo o uso da máscara, a limpeza das mãos com álcool e mantendo a distância do outro para que não aconteça uma retomada do crescimento da doença e seja necessário fechar atividades que foram abertas”, alertou o prefeito Geraldo Julio.

O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, destacou que 580 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) estão trabalhando diariamente tanto nos pontos fixos das Estações Itinerantes como nas ações de porta a porta em áreas de maior vulnerabilidade social da capital, onde são entregues máscaras e kits de higiene contendo água sanitária, álcool em gel, sabão em barra, sabonete, pasta e escova de dente. “As Estações Itinerantes de Orientação para covid-19 já vêm, há um mês, mobilizando mais de 500 médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes de saúde, profissionais de educação física, profissionais dos Núcleos de Apoio da Saúde da Família e outros que têm levado máscaras para as pessoas que tem maior dificuldade de fazer essa aquisição e levado informação para garantir que a população não relaxe na prevenção mesmo neste momento em que estamos há mais de dois meses com redução do número de casos no Recife”, disse o gestor e infectologista.

Até sexta-feira (31), das 8h às 16h, as Estações Itinerantes de Orientação sobre a Covid-19 estão funcionando na Praça Joana Bezerra (Coque), no Habitacional do Campo do Café (Linha do Tiro), no Mercado de Casa Amarela, na UR 7 (Várzea), na Praça Simão Borba (Areias), no Terminal Integrado Tancredo Neves (Imbiribeira), no Alto José Bonifácio e no Terminal do Jordão Baixo. Os endereços dos locais estão disponíveis AQUI. 

Na manhã desta terça (28), a equipe da Sesau Recife fez ação porta a porta no Conjunto Habitacional Josué Pinto, no Brejo de Beberibe. Nesta quarta (29) e quinta (30), os agentes de saúde vão até as comunidades Chiclete, Bomboniere, Cajá e Ponte da Salvação, na Iputinga. Na visita, os agentes de saúde também identificam as pessoas com sintomas gripais para, se necessário, orientá-las a procurar unidades de referência da Atenção Básica para atendimento de pessoas com suspeita de covid-19, que chegaram a mais de 20 mil atendimentos nessa segunda-feira (27).