Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 31.07.20 - 09h33

Fórum Perinatal do Recife discute as consequências da pandemia para as mulheres negras

img_alt

Encontro virtual encerrará a programação do Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha (Foto: Arquivo/Cortesia)

 

A 18ª edição do Fórum Perinatal do Recife vai promover debate, nesta sexta-feira (31), a partir das 15h, sobre “Maternidade negra em tempos de pandemia”. O encontro virtual promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) vai encerrar a programação da Prefeitura do Recife em alusão ao Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, celebrado no último dia 25. O fórum será transmitido pela página no Facebook da Coordenação da Política de Saúde da População Negra do Recife (facebook.com/gerir.recife).

O fórum contará com quatro especialistas que vão abordar a realidade da mulher negra que está grávida ou no puerpério (até 45 dias após o parto) neste período de pandemia e os determinantes sociais que contribuem para as dificuldades, além de discutir sobre como as políticas públicas podem ajudá-las a superar o momento e trazer para o debate a vivência de algumas mulheres. As debatedoras são a médica Juliana Barbosa e a terapeuta ocupacional Angélica Nunes, que é aprendiz de doula, com mediação da sanitarista Rose dos Santos, coordenadora da Política de Saúde da População Negra do Recife, e acolhimento feito pela enfermeira obstetra Evelyn Lins. 

Desde o dia 22 de julho, a Prefeitura do Recife, por meio da Gerência de Igualdade Racial da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria da Mulher e a Secretaria de Saúde do Recife, desenvolveu uma programação intersetorial online para trazer à tona  discussões sobre identidade, construção e desafios das mulheres negras na sociedade.