Secretaria de Política Urbana e Licenciamento - SEPUL

NOTÍCIAS

Política Urbana | 31.07.20 - 10h04

PCR vistoria bares e restaurantes e reforça conscientização da população no 2º fim de semana após reabertura

img_alt

Vigilância Sanitária, Dircon, Brigada Ambiental e Procon Recife já inspecionaram mais de 500 estabelecimentos alimentícios desde o último dia 20 (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O Recife continua na luta contra a covid-19 para assegurar o cumprimento das regras de convivência com a doença na abertura gradual de segmentos econômicos e sociais na cidade. Desde o último dia 20, mais de 60 profissionais da Diretoria Executiva de Controle Urbano do Recife (Dircon), Vigilância Sanitária do Recife (Visa), Brigada Ambiental e Procon Recife realizaram mais de 500 ações de orientação e fiscalização em bares, restaurantes, lanchonetes, cafeterias, padarias e outros estabelecimentos alimentícios que voltaram a poder permitir o consumo dos clientes dentro dos locais. As ações de fiscalização e orientação da Prefeitura do Recife continuarão neste final de semana, com apoio da Polícia Militar.

Em fiscalizações conjuntas e isoladas de cada órgão ao longo dos últimos dez dias, os profissionais da PCR têm verificado o cumprimento dos novos protocolos estabelecidos pelo Governo do Estado, como o limite de atendimento presencial a até 50% da capacidade de lotação, o uso obrigatório de máscaras, a higienização dos ambientes, o encerramento das atividades às 20h e o distanciamento entre as mesas de grupos de clientes diferentes. "As vistorias têm, acima de tudo, um papel de conscientização para os empresários e para a população, que têm um papel fundamental na continuidade da queda dos números da covid-19 no Recife", disse a gerente-geral de Controle Urbano do Recife, Cândida Bomfim.

De acordo com a gerente da Vigilância Sanitária do Recife, Daniele Feitosa, neste fim de semana, a Prefeitura vai priorizar a ida a estabelecimentos que foram alvo de denúncias ao longo dos últimos dias. “As principais queixas que temos recebido são de aglomeração e descumprimento de horário de fechamento dos restaurantes e sobretudo bares. Nossas equipes farão inspeções até mais tarde para tentar garantir que os estabelecimentos não estão passando das 20h”, disse a representante da Secretaria de Saúde do Recife.

A Prefeitura do Recife orienta os empresários a colocar, em local de grande visibilidade, cartazes contendo os protocolos que devem ser cumpridos pelos clientes. “O distanciamento entre os clientes de mesas diferentes é muito importante, assim como o uso de máscara por todos dentro dos estabelecimentos. É imprescindível que as normas sejam respeitadas para que possamos avançar no Plano de Convivência com a Covid-19”, comentou Ana Paula Jardim, presidente do Procon Recife.

As regras atuais não permitem a realização de shows e apresentações musicais ao vivo e determinam que os bares e restaurantes que colocam música ambiente respeitem o limite de 35 decibéis. “Por enquanto, apenas um estabelecimento foi notificado pelos agentes da Brigada Ambiental por desrespeito a essa norma, o que é um bom sinal de cumprimento por parte do setor quanto à poluição sonora. Para garantir o sossego público, é importante que a população fique atenta e realize a denúncia em caso de descumprimento”, pontua a secretária-executiva de Gestão da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Raquel Moraes.

ACADEMIAS - A Prefeitura do Recife também tem inspecionado o cumprimento dos novos protocolos nas academias de ginástica e boxes de crossfit, que reabriram no último dia 20, junto com os bares e restaurantes. A Vigilância Sanitária e o Procon Recife fizeram vistorias em mais de 70 academias de ginástica e boxes de crossfit, nos últimos dez dias. Não foi feita nenhuma interdição. A principal dificuldade relatada pelos proprietários de academia tem sido a resistência dos alunos ao uso de máscaras.

Quanto às regras de distanciamento, a Prefeitura do Recife observa se está sendo feita a limitação da quantidade de alunos que entram na academia, se estão obedecendo ao limite de um aluno a cada 10 metros quadrados, se estão espaçando os aparelhos de musculação, esteiras, bicicletas e outros para garantir o distanciamento de pelo menos 2 metros, entre outras normas. Quanto à higiene, os órgãos da PCR verificam, entre outros pontos, a disponibilização de recipientes com álcool a 70% e se os estabelecimentos estão fechando por meia hora, duas a três vezes por dia, durante o horário de funcionamento da academia, para limpeza e desinfecção dos ambientes.

No total, a Visa Recife emitiu mais de 30 notificações com solicitações de instrumentos que comprovassem como estão controlando o acesso às academias, os registros de horários de higienização das salas e dos banheiros; como é feito o monitoramento para identificar se há trabalhadores e clientes com sintomas de covid-19, entre outros pontos. Já as irregularidades mais encontradas pelo Procon Recife foram máquinas sem isolamento e distanciamento adequado e alunos próximos um dos outros.

Contatos para denúncia de irregularidades:

 - Procon Recife: pelo e-mail procon@recife.pe.gov.br

- Vigilância Sanitária do Recife: 3355.1878

- Dircon: pelos e-mails centrooestedircon@gmail.comsuldircon@gmail.com ou nortedircon@gmail.com, de acordo com a localização do estabelecimento

- Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade - 0800.720.4444, de segunda a sexta, das 8h às 17h