Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Inovação Urbana | 31.07.20 - 16h35

PCR lança o programa Recicla Mais de incentivo para a troca de lixo plástico por produtos reciclados

img_alt

Programa da Secretaria Executiva de Inovação Urbana é resultado da campanha Julho Sem Plástico deste ano e já está acontecendo em três comunidades da cidade. Prefeito Geraldo Julio esteve em um dos pontos de troca na manhã desta sexta (31) (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O Julho Sem Plástico deste ano vai deixar um legado especial no Recife. Na edição deste ano do da campanha que tem o objetivo de conscientizar para a redução do descarte irregular de plástico e importância da reciclagem, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva Inovação Urbana do Recife, lançou o Programa “Recicla Mais”. O programa tem o objetivo de reduzir a poluição de material plástico nos rios, canais, barreiras e demais espaços públicos. As comunidades do UR-10, Alto José Bonifácio e Sítio São Brás, foram as primeiras a receberem a feira itinerante. O prefeito Geraldo Julio esteve no Sítio São Brás, onde conferiu um dos pontos de troca, que contou com protocolos de distanciamento e todos os cuidados sanitários.

“O Programa Recicla Mais, que nasceu dentro do Mais Vida nos Morros, é um programa de mudança de comportamento. A ideia é usar o lixo plástico para ser transformado em utensílios paras as pessoas. Através dessa ideia, de uma transformação feita por uma máquina, a gente transforma aquele lixo que estaria numa canaleta, nos canais, espalhados pelas cidades, no rio e até no mar, em utensílios domésticos como lixeiras, pãozeiras e banquinhos, faz com que esse material tenha utilização permanente e não seja despejado no meio ambiente.”, explicou o prefeito. 

O Recicla Mais terá continuidade nos próximos meses e já tem planos para ampliar a feira itinerante para outras comunidades atendidas pelo projeto Mais Vida nos Morros. Parte do resíduo que está sendo descartado de forma irregular agora poderá ser transformado em soluções urbanas para o dia a dia da população. O programa Recicla Mais se estrutura em quatro eixos. O primeiro foca em criar incentivos e estímulos à população para mudança de comportamento. O segundo é a possibilidade de transformar o lixo plástico em produtos com valor agregado. O terceiro é a implantação de células ReciclaMais, em escolas e universidades. E o quarto  é o fomento à criação de um ecossistema de empreendedorismo e inovação através do UpCycling.

Além da conscientização a partir das feirinhas nas próprias comunidades, outro importante incentivo se dará a partir do protagonismo das crianças, a exemplo de novas gincanas, como a que aconteceu em 2019, em 20 escolas da rede pública municipal do Recife. Com atuação dos professores, alunos e familiares, preocupadas com o meio ambiente, foram arrecadadas quatro toneladas de lixo plástico, reduzindo o impacto ambiental. Várias utensílios domésticos, como vasos, fruteiras, saboneteiras, já estão sendo produzidos, assim como alguns mobiliários urbanos, lixeiras ou assentos. O grande desafio será a produção de corrimão para utilização nas escadarias da cidade. 

“A inovação dessa iniciativa não é somente o poder público fazer e estimular o Upcycling, que é uma técnica de reciclagem criativa transformando o lixo em produtos. Mas é criar uma estratégia de mudança de comportamento coletiva. O que queremos é que seja julho sem plástico, agosto e o ano todo. Que o recifense seja o grande protagonista dessa transformação”, destacou o Secretário Executivo de Inovação Urbana do Recife, Tullio Ponzi.

A produção do programa Recicla Mais está funcionando na Secretaria Executiva de Inovação Urbana, que adquiriu máquinas extrusora e trituradora de plástico, com pretensão de expandir esse quantitativo de máquinas para outros locais, como escolas e galpões de reciclagem.

A ideia é trazer o cidadão para ser o grande protagonista, não só na separação do plástico, mas estimulando ele a desenvolver soluções e empreender, com o objetivo também de fomentar um ecossistema de empreendedorismo e inovação para soluções e negócios upcycling, a fim de gerar renda e inclusão, potencializando a renda das pessoas dos que já trabalham com materiais plásticos. Durante este mês de julho, a secretaria realizou o primeiro Laboratório de Inovação - Edição Julho sem Plástico, que surgiu para fomentar soluções urbanas, assim como criou um hackathon que trouxe várias soluções urbanas inovadoras.

Moradora do Sítio São Brás, dona Marlene Maia dos Santos, de 67 anos considerou a feira importante por causa da limpeza das canaletas e canais para a época de chuvas. “Acho muito importante, porque é para o bem e para a limpeza, das canaleta, dos canais e toda a poluição que é por causa de plásticos e garrafas”, disse. “Aqui mesmo na comunidade, aqui era um lixão e eu tinha meu ponto comercial e queriam resolver com um container e as pessoas não respeitam, jogam fora”, disse. O  Sítio São Brás foi uma das comunidades beneficiadas pelo Programa Mais Vida nos Morros, onde ocorreu a eliminação de pontos críticos de lixo com soluções inovadoras. No local, foi instalada uma horta comunitária e o Recicla Mais é mais um capítulo dessa história.