Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 01.08.20 - 08h55

Secretário de Saúde do Recife apresenta resposta da capital à pandemia em debate com pesquisador de Harvard

img_alt

à pandemia em debate com pesquisador de Harvard (Foto: Cortesia)

 

As estratégias da ciência para o período pós-pandemia da covid-19 foram o tema central de um seminário online que aconteceu nessa sexta-feira (31) e teve a participação do secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, junto com o renomado cardiologista Peter Libby, professor titular da Faculdade de Medicina de Harvard. O encontro foi organizado pelo Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em parceria com o Instituto para Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco (IRRD), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFPE).

No debate transmitido pelo canal do Lika no YouTube, o secretário municipal de Saúde da Prefeitura do Recife, que também é médico, professor e pesquisador, apresentou a palestra “O desafio da pandemia e a resposta do Recife”. Na ocasião, ele falou sobre a situação epidemiológica da capital pernambucana e como o Recife se preparou para enfrentar à pandemia.

De acordo com Jailson Correia, os números da pandemia na capital pernambucana estão em queda há mais de dois meses e seguem em avaliação permanente. “Os próximos passos serão dados de acordo com o que a ciência nos mostra. Os dados são avaliados diariamente, sempre em estreita relação com a academia, ouvindo pesquisadores e outros segmentos da sociedade, que nos assessoram na tomada de decisões”, afirmou o secretário.

Já o médico e pesquisador Peter Libby abordou as complicações cardiovasculares da covid-19 e implicações futuras. O professor chama atenção para o fato de o novo coronavírus provocar, além de lesões pulmonares e outras complicações respiratórias, danos ao coração. Segundo ele, que foi chefe do Departamento de Medicina Cardiovascular do Hospital Brigham and Women's, em Boston, isso pode acontecer inclusive em pessoas que não têm nenhum fator de risco preexistente.

A mediação dos debates foi feita pelo diretor e pesquisador do Lika, José Luiz de Lima Filho, e do pesquisador do mesmo laboratório e professor do Departamento de Cirurgia, José Luiz Figueiredo. O vídeo do seminário está disponível no Canal do Lika, no YouTube (https://www.youtube.com/c/LIKAUFPEInstitute/videos).