Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Saúde | 04.08.20 - 11h31

Prefeitura do Recife amplia distribuição de máscaras para 40 mil por semana

img_alt

Distribuição é realizada pelas Estações Itinerantes de Orientações sobre a Covid-19 e também no trabalho porta a porta feito pelos agentes e profissionais de saúde do Recife nas áreas de maior vulnerabilidade social da cidade (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Para fortalecer as ações de prevenção à covid-19, a Prefeitura do Recife vai ampliar a distribuição de máscaras para a população mais vulnerável da cidade, passando de pouco mais de 20 mil para 40 mil máscaras por semana. A entrega continua sendo realizada nas Estações Itinerantes de Orientações sobre a Covid-19 e nas ações porta a porta nas comunidades mais vulneráveis e nas visitas às casas das pessoas dos grupos de risco da covid-19 através da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife. O anúncio foi feito pelo prefeito Geraldo Julio na manhã desta terça-feira (4).

“Vamos ampliar a distribuição de máscaras nas Estações Itinerantes e nas visitas porta a porta que estão sendo realizadas. Nas últimas semanas, nós distribuímos 110 mil máscaras, mas como estamos recebendo uma quantidade maior dos costureiros e costureiras, a gente vai poder ampliar esse número para 40 mil por semana. A gente ainda tem visto, nos bairros, muitas pessoas sem usar máscaras e uma parte delas é porque não tem condições de comprar para toda a família. Por isso a distribuição é tão importante. Nessa etapa da pandemia, a prevenção continua sendo fundamental, e a máscara é o item número um”, reafirmou o prefeito Geraldo Julio.

As Estações Itinerantes de Orientações sobre a Covid-19 estão em novos locais, nesta semana. Até sexta-feira (7), a tendas estão montadas, das 8h às 16h, no Polo da Academia da Cidade de Santo Amaro, na Campina do Barreto, na Praça dos Taxistas (Nova Descoberta), na Comunidade do Cardoso (Madalena), Praça Maria da Conceição (Barro), na Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Pina), na Praça do Largo Dom Luiz (Morro da Conceição) e no Terminal de ônibus de Três Carneiros (Cohab). Os endereços estão disponíveis AQUI. 

A Secretaria de Saúde do Recife também está dando continuidade à distribuição de máscaras e kits de higiene, de casa em casa, em áreas de maior vulnerabilidade social da cidade. Nesta terça-feira (4), a equipe da Sesau Recife está na comunidade Favela Papelão, no bairro de São José. Na quarta (5) e quinta (6), os agentes de saúde vão até a Ilha do Destino, em Boa Viagem. Ainda na quinta, também haverá ação na comunidade do Pantanal, na Cohab. 

Os kits distribuídos para a população mais vulnerável contêm água sanitária, álcool em gel, sabão em barra, pasta e escova de dente. Além da distribuição dos materiais, os profissionais da Sesau Recife também identificam as pessoas com sintomas gripais para, se necessário, orientá-las a procurar unidades de referência da Atenção Básica para atendimento de pessoas com suspeita de covid-19. Desde o começo deste mês, diversas secretarias da Prefeitura do Recife estão distribuindo, ao todo, 300 mil máscaras. Outras 500 mil foram encomendadas a costureiras aprovadas em edital de chamamento público. Como complemento ao trabalho que vem sendo realizado há mais de um mês nas Estações Itinerantes e nas ações porta a porta em comunidades com maior vulnerabilidade social, a novidade desta semana é a distribuição de máscaras, panfletos e informações.