Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Educação | 05.08.20 - 11h59

Recife chega a 95% das escolas públicas municipais climatizadas

img_alt

Prefeito Geraldo Julio fez a entrega simbólica, na manhã desta quarta-feira (5), da requalificação da Escola Municipal Professor Potiguar Matos, em San Martin, marcando 95% do parque escolar com ar-condicionado, pelo Programa Novo Clima. Prefeito também esteve na Avenida Operária, em Beberibe, que está com recapeamento asfáltico concluído (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Quando os alunos da Escola Municipal Professor Potiguar Matos, em San Martin, voltarem às aulas presenciais vão encontrar as suas salas com ar condicionado e toda a estrutura da unidade requalificada. O Prefeito Geraldo Julio realizou a entrega simbólica da requalificação da escola na manhã desta quarta-feira(5). A unidade é a 16ª requalificada dentro do padrão Escola do Futuro e a 291ª climatizada pelo Programa Novo Clima, marcando o número de 95% das escolas municipais com ar-condicionado. Ainda na manhã desta quarta, o prefeito visitou a avenida Operária, em Beberibe, que recebeu recapeamento asfáltico.

“A Escola Potiguar Matos é uma escola importante aqui em San Martin. A gente acabou a reforma completa dela: toda parte de coberta, a parte hidráulica, a parte elétrica e também a colocação de ar condicionado em todas as salas de aula. A gente já chega a 95% da rede com ar condicionado”, detalhou o Prefeito Geraldo Julio. Ele lembrou ainda que essa é uma das 1500 obras a serem concluídas e inauguradas pela Prefeitura do Recife neste ano: “a gente inaugura mais uma obra, sem aglomeração. A escola está muito bonita e está preparada, para no momento da volta às aulas, receber muito bem os alunos e todos os profissionais que trabalham aqui”.

Com essa entrega, o programa Novo Clima chega a marca de 95% do parque escolar com ar-condicionado em suas instalações, como salas de aulas, bibliotecas, organização administrativa, sala dos professores e laboratórios. Além das 16 requalificações, a Prefeitura do Recife entregou à população 23 novas unidades escolares, sendo 17 creche e 06 escolas, desde 2013.

A unidade recebeu o padrão do programa Escola do Futuro que preza pela qualidade pedagógica e humanização, investindo em infraestrutura, acolhimento e inovação. Dessa forma, a Prefeitura do Recife continua trabalhando para cumprir o compromisso de proporcionar uma educação mais acolhedora, humanizada, com inovação e qualidade pedagógica aos alunos e profissionais da Rede de Ensino do Recife.

“Ao mesmo tempo em que estamos tendo as atividades online, ajustando o protocolo de segurança e o calendário pedagógico de retorno às aulas, também continuamos investindo na melhoria da infraestrutura de nossas escolas dentro do padrão Escola do Futuro. Dessa forma, estamos garantindo o melhor acolhimento aos nossos professores e alunos e, consequentemente, um melhor ensino e aprendizado, quando houver o retorno das aulas”, declarou o secretário de Educação do Recife, Bernardo D´Almeida.

A Escola Municipal Potiguar Matos possui 400 alunos do grupo 4 da Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Fundamental, e 30 profissionais, entre professores e prestadores de serviço. Entre as intervenções, estão instalações elétricas, hidrosanitárias, substituição de coberta, pintura, gradil, pavimentação e paisagismo do pátio de acesso. A unidade possui 1.151 m² de área construída, com  08 salas de aula, 01 biblioteca, 01 brinquedoteca, 01 sala de tecnologia, 01 sala de recursos multifuncionais, refeitório, área de lazer, além das salas administrativas (diretoria, secretaria e professores).

O programa Novo Clima foi implantado em 2017 e a meta é que, até o final do ano, todas as 315 unidades escolares estejam climatizadas, proporcionando um melhor rendimento dos estudantes e bem-estar tanto dos alunos como dos profissionais da rede municipal. Quando foi lançado, apenas 25% da rede (75 escolas) possuíam climatização, com benefício direto a 20 mil estudantes. Com a rede toda climatizada, mais de 90 mil alunos serão beneficiados. Tanto a climatização como a requalificação integram o programa Escola do Futuro, cujo objetivo é levar inovação e qualidade pedagógica para as escolas municipais, além de investir na construção e requalificação de novas escolas e creches.

Avenida Operária - A obra realizada na Avenida Operária, em Beberibe, entregue nesta quarta pelo Prefeito Geraldo Julio, oferece melhorias para as condições de tráfego e mobilidade no local, principalmente no período de chuva, refletindo em mais tranquilidade e segurança para os condutores que trafegam pelo corredor. No total, foram recuperados 1.575 m² de área em pavimentação, com a camada de revestimento asfáltico sobre os paralelepípedos do pavimento original, a um custo de R$ 97 mil. As intervenções foram executadas pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). 

“Avenida Operária, aqui em Beberibe, agora recapeada. São 1500 obras que a gente está realizando na cidade, gerando emprego para a população e benefícios. Aqui tem obra de encosta também, obras de escadaria”, destacou o Prefeito. Desde 2013, a Prefeitura do Recife promoveu a entrega de mais de 900 ruas recapeadas. No total, o serviço destas vias entregues no período contempla 516 km de ruas e avenidas e recebeu investimentos da ordem de R$ 209 Milhões.