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Assuntos Jurídicos | 06.08.20 - 14h30

Procon Recife realiza pesquisa comparativa de preços para o Dia dos Pais e encontra diferença de até 46,17% em um mesmo produto

 

O Procon Recife realizou pesquisa comparativa de preços no período de 04 e 05 de agosto, comparando os valores de 21 produtos em sete estabelecimentos e de sete serviços em 11 estabelecimentos da cidade de Recife.

A pesquisa detectou diferença de preço de 46,17% na máquina de cabelo mondial para um mesmo produto. A TV Samsung Smart 55" 4K que custava R$ 4.999,00 em um estabelecimento, foi encontrada por R$ 3.199,00 em outro.

Com relação aos serviços, tratamento capilar, pigmentação de barba e sobrancelha masculina, foram registradas diferenças de até 400% no valor.

A ação buscou abranger itens diversos, incluindo diferentes marcas e tipos, cada um representado em um dos seguintes campos: para casa, tecnologia, cuidados pessoais e embelezamento masculino. Os preços foram coletados presencialmente, observando as gôndolas dos estabelecimentos, e por telefone.

“O propósito da pesquisa é encaminhar ao consumidor referências de preços de produtos a partir dos resultados obtidos, oferecendo um comparativo detalhado entre os estabelecimentos abordados.”, explica Ana Paula Jardim, presidente do Procon Recife.

A pesquisa completa pode ser conferida AQUI.

  

 
Dicas ao consumidor

É importante buscar informações sobre o fabricante do produto que será comprado. Questões como a qualidade do serviço de atendimento ao cliente, a rede de assistência técnica autorizada, a existência de reclamações registradas nos Procons (se são atendidas ou não) devem ser consideradas na hora da escolha.

Na compra de qualquer produto, a nota ou cupom fiscal deve ser entregue ao consumidor. Produtos como eletroeletrônicos, eletrodomésticos, itens de tecnologia, tablets, smartphones, entre outros, contam com manual de instrução e termo de garantia, os quais devem ser entregues em língua portuguesa.

Caso o produto apresente algum problema de fabricação, os prazos para reclamar junto ao fornecedor são: trinta (30) dias no caso de produtos não duráveis (como, alimentos, flores etc.) e noventa (90) dias no caso de produtos duráveis (eletrodomésticos, roupas, carros, por exemplo).

Reclamações podem ser feitas através do email procon@recife.pe.gov.br ou pelas redes sociais do órgão.