Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 11.08.20 - 17h49

Rede de educação municipal do Recife prepara programação para marcar o Dia do Estudante

Até sexta-feira serão realizadas oficinas de brinquedos com materiais reciclados, contação de histórias, conversas sobre a importância do estudo. Toda as atividades serão realizadas nos canais digitais da Educação Infantil

 

A Prefeitura do Recife preparou uma programação especial para comemorar o Dia do Estudante, que começa nesta terça-feira (11) e vai até sexta-feira. As atividades são voltadas para crianças da Educação Infantil, que poderão participar de oficinas de construção de brinquedos com materiais reciclados, contação de histórias, poesias e conversas sobre a importância do estudo.  

Todas as práticas serão realizadas nos canais digitais @educacao_infantil_em_foco(Instagram) e GALEAIAI em foco(Youtube) da Gerência de alfabetização e Letramento, Educação Infantil e Anos Iniciais, da Secretaria de educação do Município. 

As atividades aliam brincadeiras e aprendizados, diz a professora e técnica pedagógica da Divisão de Educação Infantil da Seduc/Recife, Ana Flávia Rolim, que ministrará uma das oficinas de brinquedos com material reciclado, na sexta-feira. Para construir um foguete de material reciclado, por exemplo, são usados papel jornal, retalhos, plástico, cola, tesoura e barbante.  “Durante esse processo de confecção são trabalhados no estudante a atenção, concentração, percepção visomotora (capacidade de observar, reconhecer e usar as informações visuais sobre formas, figuras e objetos, e permite que as crianças processem as informações em torno delas), motricidade fina, criatividade, imaginação, lateralidade, corporeidade, faz-de-conta, relações espaciais e topológicas (embaixo, em cima, ao lado)”, diz a pedagoga. 

A primeira atividade da programação foi uma contação de história realizada numa live no Instagram, na manhã desta terça-feira, pela professora e técnica pedagógica Ana Flávia Rolim. A fábula contada foi “A Casa do Senhor Coelho”, que compreende a participação de vários animais de pelúcia e as vozes que são criadas pela contadora como recurso para prender a atenção das crianças. “Temos vários tipos de história e elas sempre ensinam algo para sempre. As crianças se identificam com as personagens e aprendem comportamentos e atitudes. Daí as histórias trazerem uma moral que destaca um valor ético importante para convivência em sociedade”, destaca a pedagoga e contadora. 

De acordo com o secretário de Educação do Recife, Bernardo D’Almeida, o objetivo de marcar o Dia do Estudante é fortalecer o vínculo entre o aluno e a escola, sobretudo nesse período de distanciamento social devido à covid-19, incentivar a participação na vida escolar além dos limites da sala de aula. “Tanto nossas equipes quanto os alunos estamos com saudade da convivência com os alunos, e essas atividades dão um alívio e nos traz esperança de que em breve tudo vai passar”, explica o secretário. 

 

 

Programação virtual  comemorativa ao  Dia do Estudante

• Dia 11/08/2020 – 9h   

@educação_infantil_em_foco (Instagram) 

• Contação de histórias Contadoras: Ana Flávia Rolim e Renata Holanda (Técnicas Pedagógicas da Divisão de Educação Infantil / Gerência de Alfabetização e Letramento, Educação Infantil e Anos Iniciais – GALEIAI / DEGP / SEDUC). 

 

GALEIAI EM FOCO (Youtube)

 • Poema em homenagem ao Dia do Estudante 

Poetisas: Ana Valéria Aguiar e Suellen Patrícia (Ana Valéria - Gestora da Divisão de Anos Iniciais e Suellen Patrícia - Técnica Pedagógica do Programa de Correção de Fluxo Escolar /DAI /Gerência de Alfabetização e Letramento, Educação Infantil e Anos Iniciais – GALEIAI /DEGP /SEDUC). 

• Dia 12/08/2020 – 9h

@educação_infantil_em_foco (Instagram) 

• Oficina 1: Brinquedo com material reciclável

Oficineira: Ana Cláudia Fialho (Técnica Pedagógica da Divisão de Educação Infantil /Gerênci… 

 

GALEIAI EM FOCO (Youtube)

 • Poema em homenagem ao Dia do Estudante 

Poetisas: Ana Valéria Aguiar e Suellen Patrícia (Ana Valéria - Gestora da Divisão de Anos Iniciais e Suellen Patrícia - Técnica Pedagógica do Programa de Correção de Fluxo Escolar /DAI /Gerência de Alfabetização e Letramento, Educação Infantil e Anos Iniciais – GALEIAI /DEGP /SEDUC). 

• Dia 12/08/2020 – 9h

@educação_infantil_em_foco (Instagram) 

• Oficina 1: Brinquedo com material reciclável

Oficineira: Ana Cláudia Fialho (Técnica Pedagógica da Divisão de Educação Infantil /Gerência de Alfabetização e Letramento, Educação Infantil e Anos Iniciais – GALEIAI /DEGP /SEDUC). 

GALEIAI EM FOCO (Youtube) 

• Música Entre cantigas e a capoeira - uma homenagem aos estudantes Contadora de histórias e Capoeirista Mônica Beltrão (Técnica Pedagógica da Divisão de Anos Iniciais /Gerência de Alfabetização e Letramento, Educação Infantil e Anos Iniciais – GALEIAI /DEGP /SEDUC). 

• Poetizando para os estudantes Cordelista e Capoeirista Rogério Séla 

 

• Dia 13/08/2020 – 9h 

@educação_infantil_em_foco (Instagram) 

• Conversa com estudante da Educação Infantil: Meus livros preferidos. 

Conversa: Emanuele Bernardino e Emanuela Araújo e Lua Valentina (Emanuele e Emanuela - Técnicas Pedagógicas da Divisão de Educação Infantil /Gerência de Alfabetização e Letramento, Educação Infantil e Anos Iniciais – GALEIAI /DEGP /SEDUC). GALEIAI EM FOCO (Youtube) 

• Paródia A importância do estudar 

Suellen Patrícia e participação das técnicas pedagógicas da GALEIAI (Técnica Pedagógica do Programa de Correção de Fluxo Escolar /DAI /Gerência de Alfabetização e Letramento, Educação Infantil e Anos Iniciais – GALEIAI /DEGP /SEDUC). 

 

• Dia 14/08/2020 – 9h

 @educação_infantil_em_foco (Instagram) e GALEIAI EM FOCO (Youtube) 

• Oficina 2: Brinquedo com material reciclável 

Oficineira: Ana Flávia Rolim (Técnica Pedagógica da Divisão de Educação Infantil / Gerência de Alfabetização e Letramento, Educação Infantil e Anos Iniciais – GALEIAI / DEGP / SEDUC).