Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 12.08.20 - 13h16

Prefeitura do Recife entrega Escola Municipal do Barro requalificada e climatizada

img_alt

Nesta quarta-feira (12), prefeito Geraldo Julio esteve na unidade requalificada e climatizada nos padrões do programa Escola do Futuro. Ele também fez a entrega simbólica da Rua Maragogipe, que recebeu a recuperação do calçamento, em Jardim São Paulo (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Paredes grafitadas com elementos lúdicos, pátio coberto para as brincadeiras, biblioteca, acessibilidade, Sala de Recursos Multifuncionais para as crianças da Educação Especial e climatização. É esse ambiente acolhedor, que promove um aumento da qualidade pedagógica, que os alunos da Escola Municipal do Barro vão usufruir quando as aulas presenciais retornarem. A unidade foi totalmente requalificada, climatizada e foi entregue simbolicamente pelo prefeito Geraldo Julio na manhã desta quarta-feira (12). O gestor municipal também fez a entrega da Rua Maragogipe recapeada, em Jardim São Paulo.

“Escola Municipal do Barro - uma reforma completa. Ar condicionado nas salas de aula, novas salas de recursos multifuncionais, biblioteca nova, parquinho, toda grafitagem, um pátio coberto aqui do lado de fora para poder fazer as atividades com as crianças também. São 147 alunos”, comentou Geraldo Julio no local. O prefeito lembrou também do excelente desempenho da educação na unidade antes mesmo da requalificação: “Essa escola já tem o IDEB 6, um dos melhores de toda a cidade, está muito bem posicionada inclusive no Brasil. E agora os profissionais daqui vão ter melhores condições de trabalhar. São 1500 obras que a gente está realizado na cidade e tem cinco mil pessoas trabalhando nessas obras da Prefeitura. Em tempos de pandemia, a gente inaugura sem aglomeração”. 

A escola é a 17ª da Rede de Ensino do Recife que passa pelo processo de adequação para o padrão Escola do Futuro, que consiste em uma mudança de padrão estrutural e pedagógico voltados para um maior desempenho dos professores e alunos. Apenas em 2020, apesar do ano desafiador, a Prefeitura do Recife entregou outras seis unidades escolares, sendo quatro novas e duas requalificadas, nos bairros Roda de Fogo, Alto do Mandu, Bairro do Recife, Ipsep e San Martin.

A unidade também foi contemplada com o programa Novo Clima, que tem como meta ter 100% da Rede de Ensino do Recife climatizada até o final deste ano. Ela é a 292ª climatizada na gestão do prefeito Geraldo Julio. Quando o programa foi lançado, em 2017, apenas 75 escolas possuíam climatização, com benefício direto a 20 mil estudantes. Com a rede toda climatizada, mais de 90 mil alunos serão beneficiados, proporcionando um melhor rendimento dos estudantes e bem-estar tanto dos alunos como dos profissionais da rede municipal. 

“A Escola Municipal do Barro é mais uma unidade que está preparada para acolher os alunos e funcionários quando houver o retorno das aulas presenciais. Apesar do ano desafiador, a Educação do Recife segue firme comprometida com toda a nossa comunidade escolar. Além das entregas simbólicas, nós continuamos com as atividades online e, nessa semana, entrou no ar o programa Escola do Futuro em Casa transmitido pela TV Alepe, mais uma ferramenta de aprendizado para os nossos alunos”, declarou Bernardo D´Almeida, secretário de Educação do Recife.

A Escola Municipal do Barro atende do grupo 5 da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, totalizando 147 alunos, sendo oito da Educação Especial. Junto com a requalificação também foi feita a revisão dos itens de segurança, revestimento, elétrica, instalações hidrosanitárias e aplicação de forro. A unidade conta com cinco salas de aula, uma biblioteca, uma sala de recursos, secretaria, direção, dois almoxarifados, cozinha e banheiros. A unidade está localizada na Rua Guiragibe, 117, Barro.

Rua Maragogipe - A Rua Maragogipe, em Jardim São Paulo, recebeu um serviço de recapeamento asfáltico e agora os moradores da área podem transitar com mais conforto e segurança. O prefeito Geraldo Julio fez a entrega simbólica da via nesta quarta-feira. Uma área de 1240 m² foi recuperada com uma camada de revestimento asfáltico sobre os paralelepípedos do pavimento original, a obra recebeu investimentos de R$ 143.695,00. As intervenções, que representam melhorias para as condições de tráfego e mobilidade no local, principalmente neste período de chuvas, foram executadas pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb).

“Rua Maragogipe. Recuperação do paralelo. A via estava com alguns trechos praticamente interditados. E a gente está aqui para fazer a inauguração simbólica de mais essa obra. São 1500 obras na cidade neste ano, são cinco mil pessoas trabalhando nas obras da Prefeitura”, explicou o prefeito. “Aqui é uma via importante, faz a ligação aqui dentro do bairro de Jardim São Paulo. E estava com muita dificuldade tanto para os moradores tanto para quem passava por aqui também. Foi feita a recuperação do paralelo, ela está pronta”, complementou ele.