Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 13.08.20 - 17h47

PCR lança Projeto Bairro Amigo da Pessoa Idosa

Iniciativa será realizada em parceria com a UFRPE e com apoio do Conselho Municipal da Pessoa Idosa (COMDIR)

Com o compromisso de promover a qualidade de vida das pessoas idosas na cidade do Recife e buscando ampliar a rede de apoio para essa população, aconteceu, nesta quinta-feira (13), a solenidade de lançamento do Projeto Bairro Amigo do Idoso. A iniciativa nasceu de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPDDH) com a Universidade Rural de Pernambuco (UFRPE). O evento online também contou com a presença de Alexandre Kalache, médico especialista em gerontologia e presidente do Centro Internacional de Longevidade no Brasil.

O Projeto Bairro Amigo da Pessoa Idosa é baseado em conceitos presentes no Guia Global da Cidade Amiga da Pessoa Idosa, estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A criação do projeto piloto na cidade do Recife foi uma provocação feita por Alexandre Kalache, co-criador do guia, durante a 7ª Jornada Municipal de Direitos Humanos, realizada pela Prefeitura do Recife no ano passado. Na ocasião, Kalache se juntou a representantes da Gerência da Pessoa Idosa do Recife para idealizar pautas que valorizassem o envelhecimento ativo da comunidade e favorecessem a saúde, participação e segurança da pessoa idosa. 

"Inicialmente, o projeto seria inaugurado em março deste ano, mas devido à pandemia de covid-19, algumas ações precisaram ser adiadas e repensadas, pois boa parte se daria em formato de sala de aula. Dessa forma, o piloto do Projeto Bairro Amigo da Pessoa Idosa terá como principal objetivo registrar e acompanhar o respeito e a manutenção das atividades cotidianas dos idosos recifenses durante a pandemia", disse Ana Rita Suassuna, secretária da SDSJPDDH.

A experiência piloto do Projeto Bairro Amigo da pessoa Idosa irá beneficiar os moradores do bairro do Sítio dos Pintos e entorno, na Zona Norte do Recife. De acordo com os idealizadores, um projeto que beneficia a pessoa idosa gera um impacto em todos os outros grupos populacionais. Dessa forma, a iniciativa se agregará a outros serviços municipais que atendem e acolhem os idosos do bairro, tais como o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e os Grupos de Convivência da Pessoa Idosa, a Unidade de Saúde da Família (USF) e a Unidade de Tecnologia em Educação para a Cidadania (UTEC), onde acontecem as aulas de informática para idosos pelo Projeto Navegar é Preciso. 

Além de servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife (SDSJPDDH) e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a solenidade virtual de lançamento do Projeto Bairro Amigo da Pessoa Idosa reuniu ainda representantes da coordenação colegiada do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife (COMDIR), do Instituto de Pesquisa e Estudos da Terceira Idade (IPETI), que também é parceira da iniciativa.