Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 29.08.20 - 10h10

Estações Itinerantes da Covid-19 chegam ao Compaz Ariano Suassuna e mais sete locais nesta semana

Prefeito Geraldo Julio destacou a importância do trabalho de prevenção no atual estágio da pandemia. Além das Estações Itinerantes, trabalho de porta a porta nas comunidades vulneráveis e visitas ao grupo de risco chega a novas áreas da cidade. Mais de 300 mil máscaras já foram distribuídas pela Secretaria de Saúde nas ações

 

As Estações Itinerantes de Orientação sobre a covid-19 vão distribuir máscaras e informações sobre a pandemia em novos locais do Recife nesta semana. Outras localidades da capital também vão receber os itens de proteção e orientações nas ações porta a porta nas comunidades mais vulneráveis e nas visitas às casas de pessoas dos grupos de risco da covid-19. Os endereços estão disponíveis no portal. Entre os destaques da programação está a estação que será montada no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, que reabre ao público parcialmente na próxima terça-feira (1º). A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife já distribuiu mais de 300 mil máscaras em dois meses de ações, fora os itens de proteção entregues por outras secretarias municipais.

“Continuando as ações de prevenção, as estações itinerantes estão indo para oito localidades da cidade todas as semanas. Nesta semana, um dos locais vai ser o Compaz Ariano Suassuna que fica na Avenida Abdias de Carvalho e mais sete localidades da cidade. As estações itinerantes prestam informação, orientação, distribuem máscaras para as famílias que não conseguiram comprar máscara para todo mundo em casa. E o hipoclorito de sódio para fazer a limpeza dos alimentos”, comentou o prefeito Geraldo Julio. “É um serviço importante que se espalha pela cidade, somado ao porta a porta que é feito pelas equipes de saúde da família. Essas máscaras chegam para permitir as famílias fazerem a prevenção. É muito importante continuar e nessa semana o Compaz Ariano Suassuna vai também estar na lista dessas localidades”, complementou.

Com a reabertura dos Centros Comunitários da Paz (Compaz) na próxima semana, haverá uma Estação Itinerante de Orientações sobre a covid-19 montada no Compaz Escritor Ariano Suassuna, no Cordeiro, da segunda (31) até a sexta-feira (4). As tendas também vão estar no Parque 13 de Maio (Boa Vista), na Praça Amaro Albino Pimentel (Ponto de Parada), na Praça do Trabalho (Casa Amarela), na Praça das Lavadeiras (Areias), em Boa Viagem, na Escola Gilberto Freyre (Vasco da Gama) e na Praça dos Guerreiros (Cohab). As estações funcionam das 8h às 16h. 

A Prefeitura do Recife também vai continuar a ação porta a porta em áreas ainda mais vulneráveis da cidade, onde serão distribuídos kits de higiene e máscaras. Na segunda, a equipe da Sesau Recife vai levar o material e orientações para quem mora na Comunidade de Jagatá/Vila do Sesi, no Ibura. Na manhã da terça (1º), o porta a porta será na Comunidade Escorregou Tá Dentro, em Afogados. Na quarta (2), os agentes de saúde visitarão as casas das Comunidades do Viveiro e do Salgado, em Santo Amaro. Já na quinta (3), será a vez de os moradores da Comunidade Ribeirinha Palafitas da Ponte do Pina receberem a visita das equipes da PCR.

A ação voltada aos grupos de risco da covid-19 acontecerá, ao longo desta semana, no Distrito Sanitário 7, que inclui bairros da Zona Norte do Recife. Agentes comunitários de saúde (ACS) e outros profissionais das equipes de Saúde da Família vão levar máscaras, panfletos específicos e informações até as casas de pessoas idosas, obesas, transplantadas, diabéticas e com outras doenças que as tornem mais suscetíveis a complicações em caso de contaminação pelo novo coronavírus.

CONFIRA OS LOCAIS AQUI