Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 07.10.20 - 19h37

Vigilância Sanitária do Recife fiscaliza escolas privadas de ensino médio

img_alt

Os fiscais estão averiguando se os protocolos definidos para a retomada das aulas estão sendo cumpridos (Foto: Ikamahã/Sesau PCR)

 

A Vigilância Sanitária (Visa) do Recife iniciou, nesta semana, a fiscalização de escolas de ensino médio da rede particular do município para averiguar o cumprimento dos protocolos definidos para retomada das aulas presenciais. Mesmo com a volta às aulas suspensa por decisão judicial, as equipes dos oito Distritos Sanitários da capital estão realizando inspeções. Nesses primeiros dia de inspeção, 30 instituições de ensino privadas receberam os fiscais. A maioria estava respeitando as medidas. Três delas foram notificadas para fazer adequações, como por exemplo aumentar a distância entre as cadeiras do refeitório.

Durante a inspeção, a Vigilância Sanitária Municipal observa se os protocolos de higiene, distanciamento, vigilância epidemiológica, comunicação e controle estão sendo cumpridos. Os fiscais conferem, por exemplo, se há equipamentos e materiais para higienização das mãos, demarcação da distância entre as bancas e cadeiras nas salas de aula e nos refeitórios, além de disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e álcool em gel para os funcionários.

"A instituição que não cumprir os protocolos será notificada para que se adapte às medidas. Caso o colégio não tenha adotado nenhuma providência, a atividade na escola será suspensa até que ela se adeque aos protocolos”, explica a gerente da Vigilância Sanitária do Recife, Daniele Feitosa.

As pessoas que observarem qualquer irregularidade em escolas do ensino médio da rede particular de ensino do Recife podem denunciar e solicitar fiscalização da Visa através do telefone 3355-1878 ou pela Ouvidoria do SUS, pelo número 0800 281 1520, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ou em qualquer horário pelo site da Prefeitura do Recife.