Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 26.01.21 - 15h46

Nota de celebração - 120 anos da Academia Pernambucana de Letras (APL)

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, celebra os 120 anos, comemorados hoje (26), de histórias contadas e preservadas pela Academia Pernambucana de Letras (APL), terceira casa literária mais antiga do Brasil.

Fundada em 26 de janeiro de 1901 pelo escritor recifense Carneiro Vilela, na sede do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP), situada à Praça da Concórdia, a APL sobreviveu a várias mudanças, movimentos e gerações literários e até a uma grave crise política que ameaçou sua continuidade, nos idos de 1910, até consolidar-se a instituição tradicional que é, em suas briosas e definitivas instalações na Avenida Rui Barbosa. 

Casa que celebra a vocação do Recife para a literatura, tão bem representada pelos mais de 250 acadêmicos que já ocuparam suas prestigiosas cadeiras, como João Cabral de Melo Neto, Gilberto Freyre, Ariano Suassuna, Joaquim Cardozo e Mário Melo, que escreveram e inscreveram o Recife no mapa da literatura mundial, a Academia Pernambucana de Letras preserva hoje um acervo de mais de 30 mil obras, que contemplam as mais variadas épocas e áreas de conhecimento.

“A nossa história viva, preservada, recontada e sendo escrita por mãos, mentes e corações onde pulsam talento e amor pela cultura. Parabéns à APL pelos 120 anos de valorização deste nosso imenso Patrimônio, a literatura. A palavra de hoje é obrigado”, celebra o secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello.