Prefeito vistoria obra para eliminar ponto crítico de alagamento na Zona Norte do Recife
O prefeito João Campos vistoriou nesta quarta-feira (3) o andamento de uma importante obra de drenagem que vai melhorar o escoamento de águas das chuvas. Iniciado na terça-feira (2) pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), o serviço de requalificação de parte da rede de drenagem da Estrada do Encanamento, no trecho compreendido entre a Estrada das Ubaias e a Rua João Barbalho, vias que ficam entre os bairros de Casa Forte e Casa Amarela, visa eliminar um ponto de alagamento do local, na Zona Norte da cidade. O investimento da intervenção é de aproximadamente R$ 2,5 milhões.
“Essa obra era uma demanda antiga dos moradores, que pediam há bastante tempo para melhorar a drenagem desta área. Quando chove, focos de alagamentos eram vistos e por isso a necessidade de uma obra bastante robusta. Com essa obra vamos conseguir resolver definitivamente o problema de alagamento dessas ruas”, explicou o prefeito João Campos. A intervenção contará com a implantação de 320 metros de canaletas e mais 269 metros de tubulações de diâmetros variados, melhorando a capacidade de vazão das águas. O prazo de execução da obra é de 180 dias, com investimentos da ordem de R$ 2,5 milhões.
De acordo com a secretária de Infraestrutura do Recife Marília Dantas, a Prefeitura do Recife vai executar o serviço com a maior brevidade possível. “É uma obra de extrema importância para a cidade porque mitiga um ponto crítico de alagamento existente na área. A Prefeitura do Recife vem fazendo algumas obras de requalificação importantes para que seja substituída a tubulação existente ou a canaleta existente por uma outra estrutura que suporta uma vazão maior da água da chuva. É importante destacar que obras desse tipo, obras subterrâneas, tem muitas interferências com outras redes concessionárias, mas todo o esforço será realizado pela Prefeitura para que em vez de 180 dias, ela seja executada antecipadamente, detalhou.
A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) já está atuando no local para orientar condutores e pedestres na via. “A CTTU, com o planejamento prévio junto a Emlurb, fez um estudo de uma operação que reduza os impactos dessa importante obra para o Recife. Então estamos com o efetivo reforçado em pontos estratégicos do perímetro de influência dessa região. Estamos mantendo essa presença por 24 horas até a finalização dessa obra para contribuir com o tempo de deslocamento do recifense”, ressaltou o gestor de operações da CTTU, Heitor Ferraz.
A interdição é total na Estrada das Ubaias, no trecho entre a Estrada do Encanamento e a Rua Doutor Genaro Guimarães. Os condutores que estiverem em direção ao Subúrbio serão orientados para retornar pela Estrada do Encanamento, Rua da Harmonia e Rua Conselheiro Nabuco até voltar para Estrada das Ubaias. Já os condutores que estiverem em direção ao Centro, serão orientados a retornar pela Rua Raimundo Freixeiras e Estrada do Arraial para acessar a Estrada do Encanamento.