Recife comemora dia Nacional do Ouvidor
'São muitos motivos para comemorar".Essa é a declaração de Izabela Mendes, ouvidora-geral do Município, nesta terça-feira(16), Dia Nacional do Ouvidor. Izabela está à frente do principal canal de comunicação com a população recifense, implantado desde 2015, e que hoje é referência na área, com índices de resolutividade que beiram os 90%.
Izabela participou da implantação da Ouvidoria no município e, desde então, o órgão vem sendo referência pela padronização de seus procedimentos, pela inovação tecnológica e pela excelência do atendimento ao cidadão. "A ouvidoria do Recife usa uma tecnologia de ponta, realiza vários cruzamentos de dados, relatórios estatísticos e atua com transparência", destaca.
Desde a sua implantação, a Ouvidoria-Geral do Município registrou 76.211 manifestações com 89,4% de resolutividade. No período de pandemia da Covid- 19, foram 2.511 demandas com resolutividade de 86,3%. A Ouvidoria-geral do Recife também recebe as demandas relacionadas à vacinação. A partir do dia 18 de janeiro de 2021, quando anunciamos a vacinação na capital, foram 1.849 manifestações sobre o assunto com 87.2% de resolutividade
Durante a pandemia a ouvidoria do Recife atuou com eficiência e resolutividade dos casos, conseguindo atender o cidadão antes mesmo do prazo de resposta. "Muitas vezes atendíamos o cidadão com 48 horas, um prazo bem curto que estabelecemos e conseguimos cumprir", destaca a ouvidora, complementando que Recife é referência também na elaboração de relatórios covid-19, atendendo aos pedidos da ONG Transparência Internacional com êxito”, revela Izabela.
A ouvidora ainda ressalta que o município recebe muitas visitas de profissionais de outras instituições que buscam a ouvidoria para adequar e implantar suas ouvidorias em municípios e empresas privadas. "Fomos responsáveis por orientar a primeira ouvidoria esportiva do Norte e Nordeste (Sport Clube do Recife). Além de todas essas referências, a ouvidoria foi premiada nacionalmente pela Ouvidoria-Geral da União, pelas boas práticas adotadas, ficando em terceiro lugar no processo de simplificação e de desburocratização dos serviços públicos".