Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação

NOTÍCIAS

Ciência, Tecnologia e Inovação | 09.04.21 - 19h45

Encontro Regional Recife reúne especialistas para debater sobre smart cities

img_alt

A iniciativa apresentará indicadores de desenvolvimento da capital que, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities 2020, está na 1º colocação no recorte da Região Nordeste e está entre as 15 cidades mais inteligentes e conectadas do País. (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

Na próxima terça (13/04), às 09h (horário de Brasília), o Connected Smart Cities & Mobility, iniciativa da Necta, realiza o Encontro Regional Recife para debater sobre as iniciativas de smart cities no contexto da capital pernambucana. A edição faz parte da agenda de eventos regionais da plataforma, em 2021, em todas as capitais do país,  contemplando 27 ações, entre fevereiro e agosto. O primeiro encontro foi realizado em Salvador; seguido por Vitória; Belém; Campo Grande; Curitiba; Maceió; e Manaus,  em 06/04. Inscrições gratuitas em: https://evento.connectedsmartcities.com.br/eventos-regionais/

O encontro acontece ao vivo, em formato virtual, e reunirá especialistas em smart cities. A programação abordará indicadores de desenvolvimento no contexto do Ranking Connected Smart Cities 2020, que destaca Recife entre as 15 cidades mais inteligentes e conectadas do País, bem como a mais bem posicionada no recorte da Região Nordeste, com a 1ª colocação, e, em Empreendedorismo, na 8ª posição. A iniciativa também contempla a apresentação das ações da cidades no contexto do tema.

A ação do Recife faz parte das ações da sétima edição do evento nacional Connected Smart Cities & Mobility, que acontece, em São Paulo, entre os dias 01 e 03 de setembro de 2021, e conta com várias iniciativas pré-evento.

“Somos a principal plataforma do ecossistema de cidades inteligentes e mobilidade urbana no Brasil e fomentar esse tema da forma mais abrangente possível faz todo o sentido para o nosso trabalho. Os encontros e outras atividades permitem que o debate e as boas práticas para a cidades e mobilidade urbana alcancem mais municípios. E, assim como nas demais capitais, teremos uma agenda importante no Recife, com o envolvimento de vários atores com atuação no desenvolvimento mais sustentável das cidades”, disse Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility.

Destaques do Recife no Ranking Connected Smart Cities

A programação do Encontro Regional Recife conta com a apresentação dos destaques da cidade no Ranking Connected Smart Cities, que compreende 11 eixos analisados e 70 indicadores. Na última edição do Ranking, a cidade subiu 8 posições e alcançou a 15ª, na classificação geral. A capital também é a mais bem posicionada no recorte da Região Nordeste e a 11ª colocada entre as cidades com mais de 500 mil habitantes. 

Entre os eixos nos quais a capital pernambucana se destacou estão: Empreendedorismo, em 8º lugar, de Tecnologia e Inovação, em 11º lugar, Mobilidade e Acessibilidade, em 9º lugar, e Saúde, no 12º.

O eixo de Tecnologia e Inovação cita o grande número de espaços para o desenvolvimento do setor, sendo 13 incubadoras de empresas e o Porto Digital, as 43 ligações de internet de banda larga para cada 100 habitantes, sendo pontos que impulsionaram a boa qualificação no estudo. É importante ressaltar que Recife foi a única cidade de todo o Norte e Nordeste a figurar entre as 20 mais bem colocadas no levantamento.

Willian Rigon, sócio e diretor comercial e marketing da Urban Systems, responsável pelo Ranking, também enfatiza a mobilidade. “A conectividade proporcionada pelo Aeroporto do Recife, que permite a conexão da cidade com mais de 55 destinos diretos e uma infinidade por meio de conexões, tem papel fundamental no eixo.  Vale lembrar, também, que no início do ano foi anunciada a requalificação do Terminal, pela operadora Aena Brasil, com obras que contemplam sistemas de climatização, acessibilidade e sinalização, agregando ainda mais à mobilidade da capital”.

 

Participantes Encontro Regional Recife

Estão confirmados: o presidente do Porto Digital do Recife, Pierre Lucena; o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) do Estado de Pernambuco, Lucas Cavalcanti Ramos; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sdecti) da Prefeitura do Recife, Rafael Dubeux; o gerente geral de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura do Recife, Pedro Guedes; o secretário Executivo de Transformação Digital do Recife, Rafael Figueiredo Bezerra.

Além do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS) da Prefeitura do Recife; Carlos Ribeiro; o executivo de vendas da Signify, Fabricio Costa; o responsável por Soluções e-city da Enel X, Carlos Eduardo Cardoso; a CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility, Paula Faria; o diretor comercial e marketing e sócio da Urban Systems e Connected Smart Cities, Willian Rigon; entre outros especialistas.

A programação completa está disponível em: https://evento.connectedsmartcities.com.br/eventos-regionais/