UPA-E do Arruda promove ação para lembrar Dia Nacional contra a Hipertensão Arterial
Este segunda-feira (26) marca o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Em alusão à data, a Unidade Pública de Atendimento Especializado (UPA-E) Antônio Luiz Filho, no Arruda, promoveu ação para pacientes e acompanhantes da unidade, para chamar atenção sobre o assunto.
Quem estava na unidade, assistiu a uma palestra sobre alimentação saudável e também realizou aferição de pressão. “Para manter a pressão no nível normal, devemos aumentar o consumo de raízes, tubérculos e fibras. Dar preferência aos grelhados, e uma dica: quanto maior o tempo de vida útil do alimento na prateleira, menos eficaz ele é para nossa saúde”, explicou a nutricionista Silene Ferreira.
Ela também falou sobre os alimentos que devem ser evitados, como o sal, além dos embutidos, defumados e temperos prontos, pelo excesso de sódio. “Devemos fugir ainda dos processados e ultra processados, pelo alto teor de açúcar, sal e gordura”, disse Silene, que exemplificou quais são esses vilões. “São os refrigerantes, batata frita, macarrão instantâneo, pizzas prontas e outros”, afirmou.
Por fim, a nutricionista lembrou que para manter a pressão arterial normal deve-se cuidar também do corpo, com a prática de atividade física, além de evitar o cigarro e o estresse. A palestra foi elogiada pelos participantes. “Achei importante porque, mesmo não sofrendo dessa doença, é importante envelhecer de forma saudável. Eu já sigo os passos que ela ensinou, mas preciso de alguns ajustes, como fazer exercícios físicos”, afirmou a paciente Sandra Cristina Guerra.
Doença – A hipertensão arterial é uma doença crônica que se caracteriza pela pressão elevada de forma persistente e que pode prejudicar órgãos como coração, cérebro e rins.