Secretaria de Educação do Recife inicia formação de professores para aulas digitais
Ao longo da semana, os docentes, que terão dedicação exclusiva ao programa de ensino híbrido, participarão de workshops com foco em aulas online.
Começou nesta segunda-feira (26), a formação dos professores que vão atuar na Unidade Educacional para Aulas Digitais, da Secretaria de Educação do Recife. Inovadora, a iniciativa unirá tecnologia ao processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da Rede do Recife, na perspectiva de fortalecer ainda mais a educação municipal. Ao todo, 45 vagas foram disponibilizadas, distribuídas em Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos.
O secretário de Educação do Recife, Fred Amancio destacou que o maior objetivo da formação é se aproximar ainda mais dos estudantes, dentro do contexto que a pandemia impôs para a educação desde o início do ano passado. “Este projeto é um passo muito importante no momento atual. São muitos meses de trabalho e dedicação a esta iniciativa. Muitas áreas da educação estão envolvidas neste projeto que visa dar ao estudante a melhor forma de ensino possível”, enfatizou o secretário.
“O ano de 2020 foi um ano de readaptação, especialmente para os que estão no dia a dia da escola. A educação foi afetada no mundo inteiro, e todo o esforço que foi feito no ano passado - dos professores, das equipes da secretaria - de criar material impresso e dar aulas pela tv e pela internet foi muito importante. Tudo foi feito para que os estudantes não perdessem o vínculo com a escola e é muito importante estarmos aqui hoje, neste início de formação, para darmos continuidade no processo de ensino e aprendizagem dos nossos estudantes, mesmo sabendo das limitações que o ensino remoto tem”, pontuou Amancio.
Ao longo da semana, os docentes, que terão dedicação exclusiva ao programa e carga horária ampliada para 270 horas, terão oficinas sobre: planejamento pedagógico; preparação de aulas digitais; uso de recursos educacionais; direitos autorais; roteirização de aulas; inclusão nas aulas digitais; entre outros. A formação vai permitir ainda a vivência e aprendizagem com novas ferramentas pedagógicas de comunicação e estratégia que deverão ser aplicadas no planejamento das aulas.
Dando as boas-vindas aos docentes, Ligia Stocche, secretária executiva de Projetos, Tecnologia e Inovação destacou a importância da capacitação. “Essa semana inteira de formação é um passo super importante para a rede, um passo em direção para ampliar a carga horária de aulas remotas dos nossos alunos, além de conseguirmos garantir um maior acesso para todos e a democratização do ensino. Serão cinco dias de formação. Todos os professores que estão participando foram selecionados via edital, pois o nosso objetivo era entender quais tinham interesse em participar e melhor se encaixavam nas dinâmicas das aulas digitais. Essas aulas vão contemplar os estudantes de todas as etapas de ensino da nossa rede”, explicou.
O programa de ensino híbrido contará também com uma nova plataforma de internet, que permitirá o acesso às aulas digitais; conteúdos pela TV; aplicativos e ferramentas de interação, beneficiando estudantes, professores e demais profissionais da educação. “Estamos em período bem difícil, que fez a gente se reinventar, justamente neste sentido de gravar aula, de trabalhar de uma forma diferenciada. É um desafio, mas eu acredito que o desafio maior é fazer com que os alunos das comunidades, da periferia, tenham acesso a esses meios tecnológicos”, avaliou o professor Givanilson Soares, um dos participantes da formação.
“Nós estamos vivendo uma nova etapa e essa formação veio para somar com o pouco que a gente já sabe, diante de já estarmos a mais de ano dentro deste novo sistema de aulas gravadas, pela internet. A formação vem nos ajudar a melhorar essa situação, de chegar a um público maior de alunos. A expectativa são as melhores, de aprendizado mesmo, de poder dizer, eu estou aqui, quero aprender, quero ir mais longe para chegar aos nossos alunos”, pontuou a professora Ires Diana, uma das 45 docentes selecionadas.