NOTÍCIAS

Covid-19 | 29.04.21 - 15h18

Conecta Recife App registra mais de quatro milhões de acessos

Ferramenta gratuita da Prefeitura do Recife tem facilitado a vida da população por ser o canal para agendamento da vacinação contra covid-19, além de canal para adesão ao Crédito Popular do Recife.

O Conecta Recife App teve seu uso ampliado e se transformou no hub digital da Prefeitura do Recife. Lançado em julho de 2020,  o aplicativo chegou nesta quarta-feira (28.04) a mais de quatro milhões de acessos, somando mais de 228 mil downloads, mais de 450 mil cadastros realizados para vacinação contra a covid-19 e mais de 620 mil ações vinculadas ao Crédito Popular do Recife (Cred Pop), entre cadastros e consultas. O app tem o objetivo de modernizar o acesso do cidadão e visitantes a mais de 150 serviços da Prefeitura, disponíveis de forma remota, gratuita, rápida e segura pelo smartphone. A ferramenta, gratuita, está disponível para a população nas lojas PlayStore e AppStore. 

Criado pela Empresa Municipal de Informática (Emprel), o aplicativo integra cada vez mais o cidadão à Prefeitura, de maneira direta e confiável, como exemplo de tecnologia que desburocratiza o acesso do cidadão aos serviços públicos. Com foco em promover cada vez mais transformação digital, desde o início da gestão do prefeito João Campos, o Conecta Recife passou a disponibilizar o contracheque e o demonstrativo do Imposto de Renda dos servidores municipais, fez a liberação da matrícula da rede municipal de ensino, está emitindo boletos e pagando boletos a partir da integração com bancos. Em constante atualização, o Conecta Recife App tem disponibilizado novos serviços regularmente.

Entre os serviços mais buscados e que faz parte das ferramentas mais usadas dentro do aplicativo Conecta Recife, está o Recife Vacina. É por meio dessa função, que a Prefeitura do Recife organiza o cadastro e o agendamento da população para receber a vacinação contra a covid-19 na capital. Por meio dela, entre primeira e segunda doses, 472.187 mil doses foram aplicadas (até o dia 28.04). Ancorada dentro do Conecta Recife, o Recife Vacina é gerenciado pela Secretaria Executiva de Transformação Digital. Essa Executiva também é responsável pela gestão do Atende em Casa, função que pode ser acessada também pelo aplicativo fazendo o acompanhamento online do estado de saúde de pessoas que apresentam sintomas da doença, incluindo orientação de um profissional de saúde (médico ou enfermeiro). A gestão municipal tem investido em um sistema 100% digital para gerenciar o processo de imunização na cidade, o que já gerou uma economia de R$ 3 milhões ao cofre municipal. 

O Programa Cred Pop foi uma das últimas funções a integrar ao aplicativo e já conta com mais de 620 mil acessos. Essa função foi incluída no sistema para cadastrar prioritariamente jovens, mulheres, pessoas negras e pessoas com deficiência interessados em iniciar ou ampliar um negócio. O programa é um dos compromissos assumidos pelo prefeito João Campos durante a campanha, e visa estimular a geração de emprego e renda para a população, criando as bases para a retomada do desenvolvimento econômico.

A função incluída mais recentemente no Conecta Recife App foi o redirecionamento para o Programa Quero Impactar. Essa é uma plataforma de financiamento coletivo online, 100% gratuita, que une contribuintes que desejam doar parte da restituição do seu Imposto Renda para instituições e projetos sociais instalados na cidade. 

Para o presidente da Emprel, Bernardo D’Almeida, o Conecta Recife passou a ser uma importante ferramenta de base de dados, serviços e informações que podem ser acessados de maneira fácil e didática. “O Conecta Recife é um bom exemplo de  tecnologia a serviço do cidadão. E saber que mais pessoas estão usando o aplicativo, é ver o processo da transformação digital acontecer para desburocratizar o acesso aos serviços da Prefeitura do Recife”, comenta o presidente. 

OUTROS SERVIÇOS - A partir da base de dados reunida dentro do Conecta Recife, o usuário pode solicitar serviços como capinação, troca de lâmpadas e tapa buraco. Nessas e em outras situações, para facilitar o atendimento, é possível fazer  registro fotográfico do local e enviar por meio do aplicativo reforçando a necessidade do pedido. A consulta e o acompanhamento das solicitações de serviços são bem simples e permitem que o cidadão seja notificado a cada mudança de estágio da sua solicitação. Por possuir recursos de geolocalização, a ferramenta também ajuda o usuário a se localizar e encontrar um equipamento público específico, como escolas, unidades de saúde, parques e praças.

As operações oferecidas dentro do Conecta permitem a convergência digital dos mais variados tipos de serviços que fazem parte da administração pública municipal.