NOTÍCIAS

| 29.04.21 - 16h33

PCR informa como será o funcionamento dos serviços municipais no Dia do Trabalhador

 

Neste sábado, 1º de maio, feriado do Dia do Trabalhador, a maior parte dos serviços municipais não estarão disponíveis ao público. Mas como o combate à pandemia é prioridade, a vacinação contra a covid-19 acontecerá normalmente nos 11 pontos de drive-thru e nos seis centros de imunização. Já a vacinação contra a gripe será realizada no Pátio do Carmo, no Sítio Trindade e no Parque Dona Lindu. Quem quiser praticar atividades físicas ou passear ao ar livre, com os cuidados necessários por causa do novo coronavírus, poderá usufruir da Ciclofaixa de Turismo e Lazer em dobro, das 7h às 16h, no sábado e também no domingo (2)além dos parques Santana e Macaxeira das 5h às 20h. Para os amantes da natureza, o Jardim Botânico do Recife estará aberto a visitação das 9h às 15h, com entrada gratuita.

SAÚDE - Neste sábado, Dia do Trabalhador, a vacinação contra a covid-19 acontece normalmente nos 17 locais de vacinação, entre drive-thrus e centros, disponibilizados pela Prefeitura do Recife. Já a maior parte das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas e reabrem na segunda-feira (3). A vacinação contra a gripe neste sábado acontece apenas no Pátio do Carmo, no bairro de Santo Antônio; no Sítio Trindade, em Casa Amarela; e no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. No domingo (2), além do Sítio Trindade e do Parque Dona Lindu, um ponto de vacinação será montado na Praça do Marco Zero, no Bairro do Recife. A vacinação de gripe funciona das 8h às 17h em todos os locais.

Apenas cinco Upinhas vão funcionar neste feriado, em regime de plantão, para atender pequenas urgências da atenção básica dos moradores das áreas cadastradas: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Vila Arraes (Várzea), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro).

Também estarão funcionando, durante o feriado, os serviços de urgência das Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Marques (Ibura), além do Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira). 

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha (Curado) terá funcionamento normal durante o feriado, realizando partos de risco habitual e de alto risco, ambos por meio de encaminhamento da Central de Regulação do Estado, além de emergências ginecológicas e obstétricas. O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional. Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica, também estarão abertas as Maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura).

Para a vacinação antirrábica ou antitetânica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará no fim de semana, das 7h às 12h, para os munícipes do Recife. Já as demais vacinas de rotina só voltarão a ser disponibilizadas na segunda-feira (3).

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos telefones 3355-7704 e 3355-7705.

HOSPITAL VETERINÁRIO DO RECIFE - No Dia do Trabalhador, o Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Melo (HVR) não funcionará, retomando os atendimentos de castrações, consultas e cirurgias eletivas e de urgência e emergência na segunda-feira (3). A unidade veterinária funciona regularmente de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h, exceto feriados. O HVR está situado na Av. Professor Estevão F. da Costa, S/N, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste da cidade.

TURISMO E LAZER - Com o feriado do Dia do Trabalhador, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará montada em dobro no fim de semana. Funcionando sempre aos domingos e feriados nacionais, o percurso estará disponível das 7h às 16h, proporcionando um passeio ao ar livre por vários atrativos turísticos da cidade. Além disso, uma outra opção para curtir o fim de semana são os parques Santana e Macaxeira, que estarão abertos para caminhadas e atividades individuais, das 5h às 18h. Nos outros dias da semana os parques seguem abertos, das 5h às 20h, respeitando o decreto do Governo de Pernambuco. 

JARDIM BOTÂNICO DO RECIFE - O Jardim Botânico do Recife (JBR) estará de portas abertas neste sábado (1) e será uma boa opção para quem quiser aproveitar o dia em meio ao verde e curtir o clima da Mata Atlântica. O equipamento ambiental, ligado à Prefeitura do Recife, funciona de terça a domingo, das 9h às 15h, com entrada gratuita.

ESPORTES -  As unidades da Academia Recife estarão fechadas neste sábado devido ao feriado.

MERCADOS PÚBLICOS E FEIRAS - Os 26 mercados e feiras públicas do Recife estarão abertos neste feriado das 6h às 13h.

CULTURA - Museus e teatros do Recife continuam fechados, em conformidade com as determinações do decreto do Governo de Pernambuco por causa da Covid-19.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS - Neste sábado, dos serviços executados pela Assistência Social, estarão funcionando o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão. O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José, permanece com a entrega diária de quentinhas para população em situação de rua, bem como as entregas descentralizadas.

COMPAZ E BIBLIOTECAS POPULARES - Devido ao feriado do Dia do Trabalhador, os Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna, Miguel Arraes e Dom Helder Câmara não funcionarão nesta sábado, 1º de maio. Os equipamentos voltarão às suas atividades normais na terça-feira, 4 de maio.

PROCON-RECIFE - O Procon Recife não está realizando atendimentos presencialmente e orienta o consumidor a utilizar seus canais de atendimento de forma remota. A população pode acionar o Procon Recife pelos emails procon@recife.pe.gov.br (dúvidas), denunciaproconrecife@recife.pe.gov.br (denúncias), pelo site procon.recife.pe.gov.br e pelas redes sociais @proconrecife. O  0800 281 1311 funciona de segunda a sexta.

FINANÇAS - A Prefeitura do Recife retomou as atividades presenciais do Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC), da Secretaria de Finanças (Sefin), neste mês de abril, mas neste sábado (1) estará fechado por causa do feriado. 

TRÂNSITO - Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas foram suspensos devido à quarentena decretada pelo Governo do Estado. Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078. A sede da Autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, no bairro de Santo Amaro.