Em iniciativa inédita, caminhões da limpeza urbana são adesivados com informações de educação no trânsito
A partir da segunda-feira (24), o Recife ganhará um reforço na campanha do Maio Amarelo: caminhões da limpeza urbana atuarão na cidade com a pintura em amarelo, trazendo mensagens sobre o respeito às leis de trânsito. A iniciativa é da Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), em parceria com a Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). Os equipamentos atuarão em 13 bairros do Recife.
O diretor de limpeza urbana da Emlurb, Bruno Cabral, fala sobre a importância de se unir à campanha para diminuir as mortes e lesões no trânsito. "No maio amarelo, a Emlurb faz sua contribuição em com uma pintura especial na cor amarela em parte de sua frota de caminhões coletores que estão em trabalho todos os dias cuidando da saúde pública da população. Com a necessidade de leitos para atender a população no combate à Covid-19, todos precisam contribuir para redobrar a atenção no trânsito e minimizar a ocupação de leitos. Nossos motoristas recebem treinamentos diários nos DDS (Diálogo Diário de Segurança), alertando sobre o respeito às leis de trânsito, à direção defensiva e ao respeito a pedestres e ciclistas", explica.
A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, destaca a importância da iniciativa. "A limpeza urbana é um serviço que está presente nas nossas ruas, então levar a mensagem de respeito às leis de trânsito e de valorizar a vida é de extrema importância e vai ser efetivo utilizando esses equipamentos como veículos da informação. A Prefeitura do Recife tem se posicionado nas diversas áreas porque a segurança viária é uma meta para todos", diz a gestora.
A campanha do Maio Amarelo do Recife envolveu diversos parceiros das iniciativas pública e privada, como o ifood Brasil, que auxiliou no Programa Piloto Seguro, assim como o SAMU Recife, que, além da parceria com o Programa Piloto Seguro, também auxiliou na realização de uma campanha de mídia de massa para alertar a população sobre o excesso de velocidade como um fator de risco de sinistros de trânsito. A NACTO-GDCI, instituição de referência mundial em mobilidade urbana, que auxiliou na execução de projetos cicloviários e de urbanismos táticos, além da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, que prestou consultorias nas áreas de comunicação, fiscalização e educação para o trânsito.
MAIO AMARELO - Trata-se de um movimento internacional com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A ação é coordenada entre o poder público e a sociedade civil, com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade. A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente. Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção principal colocar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável.