Recife recebe a Incrível Máquina de Livros, pela segunda vez, neste feriado
Este feriado republicano será de literatura e imaginação no Recife Antigo. Entre os próximos dias 14 e 16, a Incrível Máquina de Livros estacionará seus encantos no Boulevard Rio Branco, das 10h às 17h, convidando leitores aspirantes e vorazes a trocar publicações em bom estado por outros títulos.
A Máquina, que chega à cidade pela segunda vez, com apoio da Prefeitura do Recife, por meio das secretarias de Cultura e de Turismo e Lazer, funciona da seguinte forma: o participante leva um livro novo ou usado em boas condições (não pode estar rasgado ou riscado), insere na Máquina e aperta um dos botões disponíveis, indicando se a publicação desejada é para o público adulto ou infantil. Depois é só levar o apurado pra casa e aproveitar a leitura.
Os livros entregues pela Máquina, que podem ser novos ou usados, são sempre uma surpresa para o público. Não é possível escolher ou devolver. Como a ideia é dar oportunidade para o máximo de pessoas participarem da ação, cada um pode colocar até, no máximo, três livros. Não são aceitos gibis, livros didáticos e livros técnicos.
Com capacidade de transformar até mil publicações por dia, a Incrível Máquina de Livros disponibiliza centenas de títulos, entre clássicos da literatura mundial e brasileira, que levam as assinaturas célebres de Monteiro Lobato, José de Alencar, Cecília Meireles, Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade, além de contemplar a obra de autores que despontam na lista de mais vendidos e indicados a premiações recentes. Entre os infantis, destacam-se obras de autoras como Eva Furnari, Ruth Rocha e Ana Maria.
O projeto é uma iniciativa da Infinito Cultural, agência de promoção cultural, social e esportiva, em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL), com o patrocínio da Colgate-Palmolive e apoio logístico do poder público municipal.
Caminhos percorridos – Entre 2018, quando esteve no Recife pela primeira vez, e 2019, o projeto fez a alegria de leitores em 30 municípios de 16 estados brasileiros, percorrendo mais de 21 mil quilômetros e transformando cerca de 60 mil livros. Em 2020, a pandemia estacionou o projeto, que só retomou a viagem no último dia 18 de outubro, saindo de Piracicaba (SP) e passando por São Luís (Maranhão), Teresina (Piauí) e Fortaleza (Ceará) até chegar na capital pernambucana. Daqui, o projeto segue para Luziânia, Caldas Novas e Catalão (Goiás), Brasília (Distrito Federal), Poços de Caldas e Andradas (Minas Gerais).
Em respeito aos ainda vigentes protocolos sanitários, o uso de máscara e o distanciamento na fila são obrigatórios para os participantes, que terão à disposição totens com álcool em gel. Todos os livros, que entram e saem da Incrível Máquina são higienizados, assim como a própria máquina e seus equipamentos.
Para mais informações sobre a Incrível Máquina de Livros: