Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Covid-19 | 31.01.22 - 14h14

Recife passa a exigir comprovante de residência para testagem de covid-19

img_alt

Recife passa a exigir comprovante de residência para testagem de covid-19. (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

 

A partir desta terça-feira (1º), no Recife, quem precisar realizar o teste da covid-19, deverá anexar um comprovante de residência, no momento do agendamento, no Bora Testar no site ou aplicativo do Conecta Recife. Além disso, é necessário apresentar esse comprovante, de forma presencial, no momento da testagem, junto a um documento de identificação oficial com foto. O anúncio foi feito pelo prefeito João Campos em visita ao centro de testagem, na Uninassau, bairro das Graças, na manhã desta segunda (31). Este é o primeiro dia de funcionamento desse centro e também dos centros do Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, e na Escola Municipal Luiz Vaz de Camões (Antigo Colégio Walt Disney), no bairro do Ipsep. Com os novos locais, a capacidade diária de testes realizados aumenta para 6.500 testes por dia.

“A gente está aqui, pela manhã, visitando um novo centro de testagem que a Prefeitura do Recife abriu na nossa cidade. Hoje a gente está abrindo três centros, garantindo mais 1500 vagas. Com isso, a gente chega a 6500 vagas diárias e vamos, ainda nessa semana, chegar a 8000 vagas, 100% agendadas”, afirmou João Campos. “Agora a gente também passa a exigir tanto no agendamento no Conecta Recife, como no dia da testagem, o comprovante de residência no Recife. O Recife está fazendo uma expansão muito grande e a gente precisa garantir que os municípios vizinhos também façam essa expansão para atender as pessoas que moram em suas cidades. Com isso, a gente passa a exigir o comprovante de residência no Recife, tendo em vista que o nosso foco é garantir a qualidade do atendimento para o recifense”, esclareceu ele ainda.

Os novos centros funcionam de domingo a domingo, das 8h às 17h, com capacidade para realizar, inicialmente, 500 testes por dia cada um. O acesso aos testes é feito mediante agendamento via aplicativo ou site do Conecta Recife. As vagas são abertas todos os dias às 15h. A Prefeitura do Recife iniciou a estratégia de centros de testagem exclusivos para a covid-19 no dia 4 de janeiro com dois centros no Parque da Macaxeira e no Compaz Ariano Suassuna com 400 vagas disponíveis por dia. Com a capacidade de 6.300 testes diários e 8 centros, a Prefeitura do Recife ampliou em mais de 15 vezes a testagem no município em pouco mais de 20 dias.  

Além dos novos Centros, a Secretaria de Saúde do Recife ainda oferece exames gratuitos, todos mediante agendamento pelo aplicativo Conecta Recife, na UFRPE no Parque da Macaxeira, no bairro de mesmo nome, no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, no Sesc Santo Amaro e no Sesc de Casa Amarela. Os testes também são ofertados na Policlínica Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro; na Upinha Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério; no Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela; na Upinha Vila Arraes, na Várzea; no Centro de Saúde Professor Romero Marques, no Prado; no Centro Social Urbano (CSU) Afrânio Godoy, na Imbiribeira; na Upinha Moacyr André Gomes, no Morro da Conceição; e na Policlínica Arnaldo Marques, no Ibura. Para acessar o Bora Testar: https://conectarecife.recife.pe.gov.br/bora-testar/