Prefeitura do Recife entrega obra de pavimentação e drenagem no Ipsep
Uma rua para os moradores poderem conviver e o tráfego fluir com mais segurança. A Rua Jacundá, no Ipsep, que era de solo natural e esburacada, agora está totalmente pavimentada, proporcionando mais qualidade de vida e melhoria na mobilidade dos moradores. Pavimentação e drenagem sonhadas por mais de 60 anos foram entregues pelo prefeito do Recife, João Campos, na noite desta segunda-feira (28). A intervenção foi executada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e recebeu investimentos de R$ 1.064.661,30.
“ A gente está aqui na Rua Jacundá, no Ipsep, entregando um sonho antigo: a pavimentação e drenagem da rua. Pessoas que moram aqui há cinquenta, sessenta anos, falavam do sonho que tinham de ver ela calçada e saneada; e a gente conseguiu realizar. Todas as famílias foram beneficiadas com a rua pronta”, destacou o prefeito do Recife, João Campos.
A Rua Jacundá foi pavimentada nos seus 392 metros de extensão, o que equivale a 2747 m2 de área. A via ganhou 899 metros de meio fio e 1881 m2 de passeios públicos, além de 461 metros de tubulação para melhorar o escoamento das águas. A população beneficiada fica em torno de 400 moradores.
“Aqui era só buraco e lama. Quando chovia, tudo piorava. Todo mundo vivia caindo aqui. Era uma situação horrível. Agora está nota dez. Pra mim, é a melhor rua do Ipsep. Agora minhas duas netas vão poder brincar na rua”, comemorou a dona de casa Vera Lúcia Moreira. “Antes eu tinha vergonha de dar até o endereço onde eu morava, agora eu tenho orgulho”, acrescentou a moradora.
A região também será beneficiada com um grande projeto de requalificação urbana e de mobilidade em diversas vias do Ipsep. As intervenções já estão em fase de licitação e receberão investimentos em torno de R$ 44,6 milhões para implantação de binário, corredor exclusivo de ônibus, ciclofaixa, requalificação dos passeios, arborização, melhorias nas redes de drenagem, abastecimento de água e coleta de esgotos, bem como o embutimento da rede de telecomunicações. Cinco vias serão contempladas: as avenidas Jean Emile Favre e Raimundo Diniz e as ruas Rio Maranhão, Pampulha e Itacari.
O morador mais antigo da rua, Raimundo do Nascimento, 86 anos, relata que na adolescência, a lama chegava à altura da cintura. “Naquela época, quando eu cheguei aqui, tinha que limpar todo dia pra poder viver. Agora, graças a Prefeitura, esse calçamento foi resolvido”, celebrou.
Morando há pouco mais de um ano na Rua Jacundá, a aposentada Maria do Carmo Galdino, 66 anos, passou a caminhar duas vezes ao dia com a cadela Estrela, depois que a rua foi pavimentada. “Antes eu andava pouco na rua. Além de esburacada, era suja. Agora está melhor, está organizada. Bem feita a calçada, bem feita a rua. Cabe a nós zelarmos por ela. O pessoal é consciente, está mais tranquilo e limpo o local. Cada um fazendo a sua parte, podemos aproveitar mais”, contou.