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Cultura | 01.03.22 - 17h18

Plano Recife AMA Carnaval e Patrimônio Vivo do Recife com inscrições abertas

O poder público está com dois importantes editais abertos, ambos destinados a amparar, em caráter emergencial ou vitalício, fazedores e fazedoras de cultura da cidade

Enquanto a cidade ainda não pode desfilar suas festas e manifestações culturais pelas ruas, a Prefeitura do Recife se dedica a celebrar os defensores das tradições que nos sustentam e definem. Março já começa com dois importantes editais abertos pelo poder público municipal, ambos destinados a amparar, em caráter emergencial ou vitalício, aqueles que se dedicam a defender e perpetuar a cultura como alicerce e caminho.

Um deles, o Plano Recife AMA Carnaval, com inscrições abertas até o próximo dia 18, tem caráter emergencial, pretendendo preencher a lacuna deixada por mais um Carnaval cancelado para todas as cadeias produtivas culturais envolvidas na festa. O outro é o primeiro processo de seleção para Registro de Patrimônio Vivo do Recife, que vai selecionar até quatro Patrimônios Vivos, entre indivíduos e grupos, garantindo bolsas de incentivo mensais, nos valores de R$ 1.650 e R$ 2.200, respectivamente, em caráter vitalício. As inscrições encerram no próximo dia 16.

“Estamos atuando na defesa da nossa identidade, em diversas frentes. É um momento muito importante para a cultura da cidade, que, a despeito de tantas dificuldades enfrentadas nos últimos anos, em função da pandemia, está pavimentando os caminhos de resistência e de volta à celebração”, diz o secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello.  

AMA

Dedicado a atrações artísticas e agremiações, além de outros representantes de categorias envolvidas na realização da festa, como técnicos e artesãos de Carnaval, vinculados ao ciclo e envolvidos em, pelo 

menos, uma das duas mais recentes edições da festa, realizadas em 2019 e 2020, o Plano Recife AMA Carnaval deve contemplar mais de 1.500 beneficiários individuais e coletivos, totalizando quase 20 mil pessoas. 

Serão distribuídos, ao todo, R$ 10,5 milhões. Atrações e agremiações da cultura popular, que representam coletivos ligados ao evento, terão direito a 100% da subvenção ou cachê (valor unitário) recebido pela participação na programação - limitado ao teto máximo de R$ 60 mil. Na categoria de beneficiários individuais, será pago um valor fixo de R$ 1,2 mil. Para brincantes que participaram de concursos, o valor é de R$ 600. A previsão é começar os pagamentos ainda em março.

As inscrições devem ser feitas no site www.culturarecife.com.br, num processo de cadastro simplificado. Quem não puder realizar a inscrição virtual terá assegurado atendimento presencial no Núcleo de Cultura Cidadã, localizado no Pátio de São Pedro, casa 39, com horário marcado, entre 9h e 16h, cumprindo os protocolos sanitários. Agendamentos podem ser feitos pelos telefones: (81) 3224-3674 e (81) 3224-3660.

Patrimônio Vivo

Também é pelo site www.culturarecife.com.br, que devem ser apresentadas as candidaturas a Patrimônio Vivo do Recife. Poderão se candidatar pessoas naturais ou grupos de pessoas, que manifestem as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas que têm como fontes a sabedoria, a memória e o imaginário local, transmitidas de geração em geração e com identidade cultural nas comunidades. 

Para concorrer ao registro individual, é preciso 

ser brasileiro nato ou naturalizado, residente no Recife há cinco anos ou mais e ter comprovada participação em atividades culturais há 20 anos ou mais na cidade do Recife, além de estar capacitado a transmitir o conhecimento ou a técnica para alunos ou aprendizes. Aos grupos, é exigido estarem sediados e constituídos na cidade do Recife, com comprovada participação em atividades culturais, há pelo menos 20 anos, além de também estarem capacitados a transmitir saberes e fazeres culturais. 

Todos os candidatos, pessoas ou grupos, devem ser indicados por uma entidade proponente. Por telefone ou presencialmente, o Núcleo de Cultura Cidadã também oferece esclarecimentos e apoio aos interessados neste edital.