NOTÍCIAS

Ciência, Tecnologia e Inovação | 16.03.22 - 10h24

Recife sedia conferência internacional para debater resíduos sólidos

Prefeitura é um das apoiadoras da CIRSOL, que ocorre entre os dias 16 e 18, e recebe especialistas para diversas atividades, como palestras, oficinas, feira, além de ter uma extensa programação cultural

Com o objetivo de debater a gestão de resíduos sólidos de forma multissetorial e seus impactos nas mudanças climáticas, a cidade do Recife será palco da primeira Conferência Internacional de Resíduos Sólidos (CIRSOL). O evento, correalizado por 16 instituições e que recebe o apoio da Prefeitura, será realizado entre os dias 16 e 18 deste mês, em diversos pontos no bairro do Recife. Com a temática “A geração de resíduos sólidos e seus impactos nas mudanças climáticas”, a CIRSOL contempla uma vasta programação que será realizada de forma híbrida, com palestras presenciais e virtuais, reunindo a comunidade acadêmica e científica, especialistas e profissionais com atuação no setor.

Para auxiliar o público, a Secretaria de Turismo e Lazer disponibilizará o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Móvel. Para proporcionar mais conforto e agilidade aos participantes da CIRSOL, um ônibus do CAT Móvel estará disponível das 12h às 16h, em frente ao Cais do Sertão. O transporte tem como objetivo dinamizar e ajudar a promover as ações de apoio ao turista nacional e internacional, além de moradores do município, fornecendo informações acerca da cidade do Recife. A estimativa de público por dia é de cerca de mil pessoas, dentre elas, turistas nacionais e internacionais, bem como público local.

Já o Gabinete do Centro do Recife vem articulando com os diversos órgãos e secretarias municipais toda a organização, liberações e autorizações. A articulação envolveu Secretarias municipais e estaduais, além de auxiliar na coordenação da estrutura da organização, sendo o elo entre os correalizadores e a Prefeitura do Recife e o Governo de Pernambuco.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL - Reconhecida e declarada Cidade da Música pela Unesco, o Recife vai receber com maracatu, frevo, canto e poesia os participantes da CIRSOL. A Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura Cidade do Recife vão oferecer três dias de celebração às belezas e tradições culturais da cidade, na área externa do museu.

Amanhã, a partir das 9h, a programação cultural abre o evento, com show da Spok Frevo Orquestra. A partir das 19h, Mateus e Catirina abrirão alas para as apresentações do Maracatu Raízes de Pai Adão, às 19h20, e de Antônio Marinho e sua Em Canto e Poesia, a partir das 20h30.

Na quinta (17), o bloco lírico O Bonde desfilará suas tradições no evento, às 13h30. Mais tarde, a partir das 19h, Mateus e Catirina recebem mais uma vez os convidados, abrindo alas para a programação da noite, que contará com shows de atrações como a Banda de Pau e Corda, a partir das 20h30. Na sexta (18), vai ter Boi Faceiro, às 13h30. E, das 19h em diante, a festa segue comandada por Mateus e Catirina, que receberão o público para os derradeiros shows, de Bia Villa-Chan, às 20h30, entre outras atrações.

CIRSOL - A CIRSOL tem polos descentralizados, oferecendo programações no Cais do Sertão - principal local de debates -, Apolo 235, Armazém 14, Banco do Brasil, Centro de Artesanato, Escola Técnica Porto Digital, Paço do Frevo, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e Softex. De forma simultânea à Cirsol, outros importantes eventos acontecerão nesses três dias: o I Encontro Nacional do ICLEI Brasil; o XXIV Encontro Nacional do Fórum dos Secretários e Secretárias de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27); e a Reunião do Conselho Executivo Regional para América do Sul do ICLEI (RexCom).