Lideranças juvenis são homenageadas na 5ª Semana da Juventude do Recife
Para dar início à 5ª edição Semana da Juventude do Recife, 22 jovens com importante atuação em suas comunidades foram homenageados nesta quinta-feira (24) pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Juventude (Sejuv). O Agraciamento aconteceu em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude (CMPPJ), durante a reunião solene na Câmara Municipal dos Vereadores. A Semana Municipal da Juventude está instituída no Calendário Oficial do Recife, conforme a Lei Nº 18.709/2020.
Logo após a abertura da reunião na Câmara, o secretário executivo de Juventude do Recife, Marcone Ribeiro, destacou o significado desta homenagem na Câmara Municipal. “Este momento é muito simbólico porque estamos celebrando esses jovens que, diante de um momento tão desafiador como a pandemia que estamos vivendo, não se negaram em construir caminhos e oportunidade para outros jovens”, discursou. Com o tema “Juventudes e as Oportunidades do Agora”, a 5ª Semana da Juventude acontece até o dia 30 de março, no Dia Mundial da Juventude. As ações são promovidas pela Secretaria Executiva de Juventude, em parceria com diversas secretarias municipais, o CMPPJ-Recife e organizações da sociedade civil. A programação acontece em diversos locais da cidade (vide anexo) e conta com eventos, rodas de conversa, palestras, oficinas e ações de rua.
Representando as pessoas com deficiência, a jovem Bruna Alves, 26 anos, que é cega, foi homenageada pela sua atuação na categoria Direito à Diversidade e à Igualdade. “Para mim, é muito importante participar desse tipo de homenagem. Também é um motivo de grande honra, porque, não se vê muita representatividade de jovens com deficiência nos movimentos sociais e nos espaços”, contou. O conselheiro do CMPPJ-Recife, Tiago Oliveira, ressaltou a importância da parceria da Sejuv com a Câmara dos Vereadores. "É muito difícil a gente ver como a juventude é tratada em outros municípios. No Recife, os jovens estão representados tanto no executivo, junto com o prefeito João Campo, quanto no legislativo, a exemplo de diversos vereadores jovens", concluiu.
Os 22 jovens foram selecionados para representar os 11 direitos prescritos no Estatuto da Juventude. Através do CMPPJ-Recife, os jovens foram selecionados por representar segmentos da sociedade civil que falam da importância da atuação e da busca por caminhos e meios para superar os desafios de se viver em sociedade.