SEDA discute com protetores e entidades estratégias para ampliar políticas de bem-estar animal no Recife
Buscando estreitar ainda mais a relação com a sociedade civil, em especial os segmentos que se preocupam com o bem-estar dos animais, a Prefeitura do Recife, por meio das Secretaria de Governo e Participação Social (SEGOV) e Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (SEDA), reforçou o compromisso de ampliar ações e políticas públicas voltadas para a favor dos bichinhos na cidade. Em reunião com defensores da causa animal do município, foi apresentado uma as iniciativas planejadas para o ano de 2022, a exemplo da qualificação da Guarda Municipal Civil do Recife (GMCR) para atuar na prevenção de maus-tratos, o início de blitzes educativas com agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) no intuito de conscientizar a população sobre os cuidados com os bichinhos, além de apresentar o novo secretário-executivo da SEDA, o advogado Geraldo Durães, às entidades, protetores e representantes de ONGs.
“Foi o nosso primeiro diálogo com os diversos segmentos de protetores animais e foi uma excelente reunião, onde pudemos apresentar nosso planejamento estratégico para executar políticas de bem-estar animal no Recife. Nas próximas semanas, vamos dar início à formação de guardas municipais para atuar na identificação e prevenção de casos de maus-tratos e, em paralelo, começar as blitzes educativas em parceria com os agentes da CTTU”, destaca o secretário-executivo Geraldo Durães. Além do representante da SEDA, também estiveram presentes o secretário da SEGOV, Carlos Muniz, e representantes da Associação de Amparo, Defesa e Voz dos Animais (Ampavoz), 269 Libertação Animal Brasil, Federação das Associações Organizadas da Sociedade Protetora dos Animais em Pernambuco (FAOS-PE), Rede de Sustentabilidade e Solidariedade Animal (Ressoa) e Fórum de Bem Estar e Defesa Animal de Pernambuco (FEBEMA).
Durante a reunião, os gestores municipais informaram aos protetores o planejamento do programa de retirada gradual de veículos de tração animal. A iniciativa, que vai envolver esforços de diversas secretarias e órgãos municipais, visa retirar das ruas as carroças e os cavalos, oferecendo auxílio aos carroceiros, formação e qualificação profissional, bem como apoio na inclusão de programas sociais, a exemplo do Auxílio Brasil, entre outras ações.
O novo secretário-executivo da SEDA renovou o compromisso em fortalecer o atendimento no Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Mello (HVR), situado no bairro do Cordeiro. “O nosso compromisso é que o Hospital Veterinário se torne cada vez mais um equipamento de excelência no atendimento médico veterinário, oferecendo serviços totalmente gratuitos à nossa população”, acrescenta Geraldo.