No Dia do Ciclista, o Recife aprimora sua estrutura cicloviária
Para garantir mais segurança viária e celebrar o Dia do Ciclista, comemorado nesta sexta-feira (19), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), realizará uma série de entregas para aprimorar a estrutura cicloviária da cidade. Serão realizadas manutenção de sinalização em 20 km de ciclofaixas, substituição de 70 focos semafóricos para ciclistas e implantação de novos 30 equipamentos, além da entrega de três novas rotas cicláveis: Emiliano Braga, na Zona Oeste; Francisco Trindade, na Zona Norte; e Padre Inglês, na área central.
As equipes de sinalização farão os serviços de manutenção nas ciclofaixas, totalizando 20 km. Os serviços serão realizados até o final de outubro, quando também serão entregues três novas ciclofaixas, totalizando 1,8 km: Emiliano Braga, na Zona Oeste; Francisco Trindade, na Zona Norte; e Padre Inglês, na área central. Com a Ciclofaixa Emiliano Braga, serão 90,31 km conectados entre a Zona Sul e Zona Oeste. Para garantir a segurança viária na ciclofaixa, a Rua Emiliano Braga terá o sentido único de circulação em direção à BR-101. O equipamento vai ligar as rotas Antônio Curado e CDU, na Várzea. Já a Ciclofaixa Francisco Trindade, em Campo Grande, vai se conectar à ciclofaixa Correia de Brito e ao Eixo Cicloviário Camilo Simões. A rota passará pelas ruas Correia de Brito, Herminio Gomes e Francisco Trindade até a Odorico Mendes. Além disso, a Ciclofaixa Padre Inglês vai se conectar ao equipamento da Rua João Fernandes Vieira, Rota Boa Vista, e seguirá até a imediação da Avenida Conde da Boa Vista. Para garantir a segurança viária dos ciclistas na área, o sentido único será implantado em direção à Avenida Conde da Boa Vista. Os projetos foram desenvolvidos junto com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária.
A CTTU investiu, também, na modernização dos focos semafóricos para ciclistas. Todos os grupos focais da cidade serão atualizados até o final do ano atendendo à resolução nº 973/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece um modelo com lâmpadas verdes, amarelas e vermelhas para os semáforos de ciclistas. O equipamento garante ainda mais segurança viária ao incluir a cor amarela, que alerta o ciclista quanto à proximidade do semáforo vermelho, o que dá mais comodidade e segurança nas travessias e nos cruzamentos da cidade. Além da substituição dos 70 grupos focais, outros 30 serão implantados em áreas como a Avenida João de Barros e a Rua do Futuro.
Serão implantados, também, 300 novos paraciclos. Os locais foram escolhidos em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, de acordo com o alto fluxo de ciclistas ou, ainda, com o grau de interesse público do local - como hospitais, escolas, teatros ou museus. Inicialmente, 10 locais serão contemplados, são eles: Avenida Governador Agamenon Magalhães, próximo ao Colégio Professor Francisco do Amaral Lopes; Rua do Hospício, em frente ao Teatro do Parque; Pista Local da Avenida Governador Agamenon Magalhães, próximo à Reitoria da UPE; Pátio Santa Cruz, em frente à Policlínica Gouveia de Barros; Avenida Militar, na altura do Forte do Brum; Orla de Boa Viagem, próximo à Rua Antônio Falcão, onde há a conexão entre as ciclofaixas Orla e Antônio Falcão; Rua do Futuro, em frente ao Parque da Jaqueira; Largo da Encruzilhada, em frente aos Comércios; Rua da Saudade, em frente ao Parque Treze de Maio; Praça do Hipódromo, em frente à Academia da Cidade e na Rua Lindolfo Collor, próximo ao IFPE.
ESTRUTURA CICLOVIÁRIA DO RECIFE - Atualmente, o Recife possui 169 km de malha cicloviária, entre ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, o que representa um aumento de mais 600% desde 2013, quando havia 24 km. Os projetos priorizam o atendimento aos bairros que abrigam polos de interesse público, como parques, praças, mercados públicos e terminais de ônibus, criando pontos de conectividade entre esses equipamentos. O Recife tem investido em rotas que se interliguem umas às outras para dar cada vez mais possibilidade de caminhos aos ciclistas. Entre o Centro da Cidade e a Zona Norte, já são 73,39 km de malha cicloviária interligada. Já entre a Zona Sul e a Zona Oeste, já são 90,31 km interligados. O incentivo ao uso da bicicleta, além de fomentar uma mobilidade mais sustentável, democratiza o uso do espaço urbano entre pessoas com diversos meios de transportes e classes sociais.