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Trabalho e Qualificação | 19.08.22 - 19h59

Secretaria de Saúde do Recife realiza acolhimento de novos profissionais do Programa Academia da Cidade

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Evento promove um curso introdutório para 21 novos trabalhadores do Programa e vai permitir a integração com os antigos profissionais que já atuam nos 42 polos do PAC. (Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife)

A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife realizou nesta sexta-feira (19), na Uninassau, no bairro das Graças, a abertura do Curso Introdutório para Profissionais do Programa Academia da Cidade (PAC). A programação, que se estende até o dia 26 de agosto, promove o acolhimento de 21 novos profissionais de Educação Física, aprovados no último concurso público, e a integração destes com os trabalhadores que já atuam nos 42 polos do PAC que são espalhados pela cidade.

 

A nomeação destes novos profissionais faz parte do Recife Cuida, novo modelo de gestão da Saúde da cidade, que até 2024 irá investir quase 400 milhões numa reestruturação dos equipamentos de saúde, contratação de mais de 1,4 mil profissionais e ações da pasta. Esta formação, que é facilitada pela Escola de Saúde do Recife (ESR), ainda apresentará os processos de trabalho, diretrizes práticas, vivências e experiências desenvolvidas ao longo dos 20 anos do Programa. 

 

"Nós estamos começando hoje o curso introdutório do PAC, fazendo o acolhimento e capacitação dos 21 novos profissionais que chegaram na Rede Municipal. Além disso, esse curso também prioriza a atualização dos profissionais que já fazem parte do programa, promovendo essa integração. O PAC é um programa importante para a Secretaria de Saúde do Recife porque a partir dele promovemos a saúde para a população através de estímulos, atividades físicas e socialização”, detalhou Juliana Martins, secretária executiva de Atenção Básica do Recife. 

 

O curso será realizado em duas turmas, uma pela manhã e outra à tarde para contemplar os profissionais com diferentes horários de trabalhos. Os encontros serão presenciais e terão uma carga horária de quatro horas por dia. Dois dias do curso introdutório terão caráter de Encontro de Educação Permanente (EEP), ou seja, serão direcionados não só para os novos concursados, mas também para os demais profissionais de Educação Física do PAC. Foram escolhidas algumas ferramentas metodológicas, como exposição dialogada, problematização, roda de conversa, discussão de caso e dinâmicas. 

 

“A programação deste curso irá se estender por toda a próxima semana. Serão diversas atividades, teóricas e práticas, para proporcionar não só uma imersão no PAC, mas também um acompanhamento de perto do dia a dia dos polos”, acrescenta Tatiana Ferraz, coordenação geral do Programa Academia da Cidade.

 

Além de estimular a integração entre os profissionais novatos e mais antigos, o curso ainda vai apresentar a Rede de Atenção à Saúde do Recife; discutir o trabalho em território; alinhar o processo de trabalho do PAC; compreender a importância do planejamento, monitoramento e avaliação no cotidiano do trabalho. A formação faz também uma introdução à educação em saúde, o monitoramento e avaliação realizados com os usuários para um melhor entendimento das práticas do cotidiano nos polos, além de contribuir para integração com as equipes das Unidades de Saúde. 

 

Confira a programação: 

 

19/08 - Introdução ao PAC; apresentação da Rede de Atenção Básica e processo de trabalho da Equipe de Saúde da Família (ESF) do Recife; explanação sobre o cuidado em saúde e linhas estratégicas de cuidado na Atenção Básica com ênfase no PAC. Esse dia será um Encontro Educação Permanente para toda a rede; 

 

22/08 - Processos de trabalho e avaliação física nos polos;

 

23/08 - Processos de trabalho: protocolo de cuidado da pessoa com hipertensão;

 

24/08 - Processos de trabalho: sistema de informação do SUS e indicadores do PAC;

 

26/08 - Processos de trabalho: Educação em/na Saúde. Esse dia será um Encontro Educação Permanente para toda a rede; 

 

Atividade de dispersão - territorialização: Vivência prática em outros polos para construir um diagnóstico situacional junto com as equipes da Unidade de Saúde de Referência