Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 24.08.22 - 13h48

Prefeitura do Recife entrega Creche Municipal Unidos Venceremos, na Zona Norte, totalmente requalificada

img_alt

Obra de requalificação e ampliação da unidade garantiu a abertura de 40 novas vagas e faz parte do programa Infância na Creche. (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)


Dentro das ações da Semana do Bebê 2022, a Prefeitura do Recife inaugurou, nesta quarta-feira (24), a Creche Municipal Unidos Venceremos, localizada entre os bairros do Alto José do Pinho, Alto José Bonifácio e Bomba do Hemetério, na Zona Norte da cidade. A unidade já está em funcionamento e, após obras de requalificação e ampliação, que integram o projeto Escola no Grau, abriu 40 novas vagas para crianças da comunidade. Construiu-se duas novas salas de aula, banheiro, uma sala de leitura totalmente nova, refeitório, e houve melhoria em toda unidade, incluindo pátio, lavanderia e salas administrativas. O prefeito João Campos destacou que a entrega faz parte do programa Infância na Creche, que tem como meta criar sete mil vagas até 2024.

"Lembro quando eu estava andando pelo Recife, ainda antes de ser prefeito, e sempre me chamava muito a atenção a necessidade de as pessoas pedirem vagas de creche. Isso em quase todos os bairros da cidade. Sempre digo que prefiro olhar o que falta do que aquilo que foi feito. É uma tarefa nossa fazer o que falta”, ressaltou João Campos, reforçando o compromisso. “Então, firmamos um compromisso ousado de duplicar o número de creches na cidade em quatro anos", acrescentou o prefeito João Campos. A meta é criar sete mil vagas até 2024. "Tudo isso demanda uma capacidade muito alta de trabalho e recurso, mas não pode ser visto como algo caro. Isso é o necessário. Ou fazemos isso ou não conseguimos construir uma cidade melhor, no amanhã, do que foi hoje. Esse é o nosso desafio”, continuou.

O local possui atualmente seis turmas divididas entre os Grupos I, II e III, atendendo 120 estudantes com a ampliação. Após a reforma, a unidade ganhou duas novas salas de aula, além de uma bateria de banheiros, o que permitiu que a creche saltasse de quatro para seis turmas, acolhendo mais crianças. A Creche Municipal Unidos Venceremos possui uma área de terreno de 836,67m², sendo a área de intervenção de 82,19m².

Com duas netas na unidade, Irany Alves, 58 anos, revelou surpresa ao conhecer a estrutura do local. "É coisa de primeiro mundo. Eu passava aqui na frente e achava a coisa mais linda. Teve um dia que tive a oportunidade de entrar e fiquei encantada. Salas com ar condicionado, vê que coisa boa. Nossos filhos, agora, quando chegar o verão, não terão mais preocupação. Tá tudo mais ampliado, mais segurança. Essas áreas externas para eles brincarem à vontade. O que imaginarem de brinquedo que uma criança necessita para educação, bem-estar e qualidade de vida, essa creche tem", destacou. "A questão da creche desarma muito a criança, porque aqui ela não só brinca, ela aprende. Sem contar o cuidado com a saúde, com as vacinas, com atendimento médico, encaminhamento para psicólogos. Você não sabe o benefício que uma boa creche traz para as crianças e mães”, disse. 

Com a inauguração da creche, a Prefeitura do Recife soma, até o momento, 13 entregas de unidades educacionais, entre novas sedes e novas unidades de creche, creche escola e escola municipal. “É com muito gosto que estamos inaugurando mais uma unidade. Este é mais um passo que damos para o fortalecimento da educação infantil do Recife, que é uma das prioridades do prefeito João Campos. São mais de 40 famílias que tiveram o alívio de verem seus filhos acolhidos e seguros”, destacou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.

- INFÂNCIA NA CRECHE: Com o objetivo de fortalecer a Educação Infantil e ampliar as vagas em creches, duplicando o número de vagas, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, lançou, o Infância na Creche. O programa atuará em quatro grandes eixos: construção de novas creches com foco na expansão da infraestrutura própria; ampliação e requalificação de unidades já existentes, permitindo o aumento de vagas e melhoria da estrutura; parcerias com instituições sem fins lucrativos, atuando em conjunto com unidades comunitárias vinculadas a ONGs, Fundações e Cooperativas Educacionais; e estudos para parceria público privada (PPP), que viabilizará a construção de creches através de parcerias. A previsão é que R$ 150 milhões, próprios dos cofres municipais, sejam investidos neste que é o maior programa de expansão de vagas em creches da história.