Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional 

NOTÍCIAS

Trabalho e Qualificação | 12.09.22 - 17h46

Secretarias do Trabalho do Recife e Estado abrem vagas para cursos profissionalizantes

img_alt

As inscrições iniciam nesta segunda (11). (Foto: Divulgação)

 

A Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional (STQP) do Recife e a Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco (SETEQ) estão oferecendo 80 vagas em cursos de profissionalizantes de marceneiro, manutenção em máquina de costura, jardinagem e paisagismo e conserto de celulares. As inscrições iniciam nesta segunda (11), por meio do link sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/
 
As aulas, com início em 19 de setembro, serão presenciais (manhã, tarde e noite) nas Escolas Profissionalizantes da Prefeitura do Recife: Dom Bosco (Avenida Norte), Zuleide Gomes Monteiro (Beberibe), Maria de Sampaio Lucena (COHAB) e Moacir de Melo Rego (Vasco da Gama). 
 
Os cursos são resultado de acordo de cooperação técnica firmado em 22 de agosto, entre as duas Secretarias. O objetivo é capacitar e qualificar trabalhadores na de qualificação e empreendedorismo. O acordo permite que o município e o Estado compartilhem cursos presenciais, livros e emitam certificados aos alunos e alunas concluintes.    
 
Entre as obrigações no acordo, a Prefeitura do Recife dispõe a ceder Escolas Profissionalizantes para realização de cursos de programa de qualificação e empreendedorismo e de disponibilizar o cadastro GO Recife dos qualificados para vagas de emprego.  A Secretaria do Trabalho do Recife se comprometeu em apoiar a SETEQ no desempenho de suas atividades e acompanhar a execução do plano de trabalho. 
 
A pasta municipal da capital ainda se dispôs a prover equipamentos de informática necessários para realização de terminados cursos objetos deste projeto. De acordo com a secretária de Trabalho e Qualificação Profissional, Adynara Gonçalves, essa é mais uma iniciativa para ampliar os números em empregabilidade e geração de renda no Recife. “Sabemos o quanto o cenário econômico no país está difícil, estamos buscando parcerias em vários setores para levar qualificação, trabalho e renda para nossa população”, ressalta.