Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 21.10.22 - 12h24

Prefeitura do Recife realiza 8ª Semana do Brincar

img_alt

No total, evento oferecerá 175 ações gratuitas. Artistas como Tio Bruninho, Ilana Ventura e Fada Magrinha constam da programação, cuja abertura será realizada na próxima segunda-feira (24). (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

 

Com o tema "A brincadeira acontece em qualquer lugar", a Prefeitura do Recife realiza a oitava edição da Semana do Brincar, desta vez nos dias 24, 25,26, 27 e 31 de outubro.  A ação, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, desempenha um papel importante na busca e valorização do brincar na vida da crianças, reconhecimento da ludicidade como componente da cultura e da infância e faz o resgate de brincadeiras tradicionais como forma de preservação e recriação do patrimônio lúdico da sociedade. A abertura será realizada na próxima segunda-feira (24) às 14h, na Escola Municipal Maria Sampaio de Lucena, no bairro do Ibura. Confira a programação completa aqui (link para o site)

Durante cinco dias, serão ofertadas 175 atividades com diversas atrações voltadas para as crianças e oficinas voltadas para quem trabalha com esse público específico serão realizadas. Artistas como Tio Bruninho, Ilana Ventura e Fada Magrinha constam da programação. Entre os parceiros, está o Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), entidade estratégica no âmbito da "#AgendaCidadeUNICEF- Recife para cada criança e adolescente", que tem objetivo de fortalecer um conjunto de políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes do bairro do Ibura, definido como território prioritário para a parceria a partir de análise de indicadores sociais.

O desenvolvimento das ações está sendo organizado pela Gerência da Criança e Adolescente (GCA), com participação de órgãos da gestão municipal, como a Secretaria de Educação, Secretaria Executiva da Primeira Infância, Secretaria de Segurança Cidadã, Secretaria de Saúde, Secretaria de Esportes, Secretaria de Inovação Urbana, além de outros parceiros que integram a rede da criança e do Adolescente como o CENDHEC e o  Canal Futura. A Semana do Brincar tem como objetivo possibilitar o desenvolvimento de atividades integradas no âmbito da proteção e prevenção às violências de crianças e adolescentes, promoção de saúde da criança, desenvolvimento infantil, educação que protege e busca ativa escolar.

"Estamos estimulando competências muito importantes do ser humano, desenvolvidas a partir de habilidades relacionais, em contato com outras crianças, adolescentes e adultos, que contribuem para a formação de uma sociedade mais saudável e feliz, em nossa cidade, na medida em que as brincadeiras e atividades lúdicas dessa natureza favorecem o estabelecimento de vínculos afetivos, promovendo a amizade, o amor e a felicidade e, consequentemente, a saúde mental infanto-juvenil e parental", ressaltou Silma Queiroz, gerente da Criança e do Adolescente.

Silma aponta que no contexto de estímulo à implementação de práticas voltadas para o desenvolvimento infantil saudável, em 27 de dezembro de 2017, foi instituída a Semana Municipal do Brincar do Recife, através Lei Municipal n.º 18.445/2017,  comemorada, anualmente, no mês de outubro, passando a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife.


PROGRAMAÇÃO:

24.10.2022 - (segunda-feira)
Abertura da Semana do Brincar 2022
Local: Escola Municipal Maria Sampaio de Lucena- Endereço: Av. Pernambuco Cohab, Ibura
Horário: 14h

25.10.2022 (Terça-feira)
Local: Ibura - Na creche municipal 8 de março - UAPI- Unidade amiga da primeira infância.
Oficina: CANAL FUTURA - “Diálogos sobre cultura de proteção, prevenção às violências e o brincar”
Público - professores, Agentes de Desenvolvimento Infantil (ADIs) e Agentes de Desenvolvimento de Educação Especial (AADEEs) Oficina Semana do Brincar
Horário: 9h

 

Local: Compaz Dom Helder

Apresentação de Ilana Ventura
Horário: 14h às 15h

Apresentação Fada Magrinha
Horário: 15h às 16h

26.10.2022 (Quarta-feira)
Local:  Creche Municipal 8 de Março - Ibura
Apresentação da Fada Magrinha
Horário: 14h às 15h
Evento:  Circuito de Esportes
Horário: 15h às 16h

27/10/22 (Quinta-feira)
Local: Compaz Miguel Arraes. Avenida Caxangá, 653, Madalena.
Apresentação: Fada Magrinha
Horário: 14h às 15h
Apresentação:Ilana Ventura
Horário: 15h às 16h  

31/10/22 (Segunda-feira)
Local: Procriu - Centro de Revitalização e valorização da vida - Projeto criança urgente. Rua: Eurico Vitrúvio, 124 – Pina.
Apresentação: Tio Bruninho
Horário:  14h
Oficina de Dança: Luana Cruz
Horário: 15h

A programação completa pode ser acessada neste link https://www2.recife.pe.gov.br/downloads/acoessemanadobrincar2022