Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Lazer | 12.01.23 - 14h57

Durante as férias, Olha! Recife oferece passeios gratuitos por pontos turísticos e históricos

img_alt

No sábado, participantes irão desbravar pontos históricos do Centro numa caça ao tesouro. Programação ainda inclui roteiros guiados de barco, bicicleta e a pé. (Foto: Sandokan Xavier/SETUR-L)


Alternativa gratuita e diferenciada para o período das férias escolares, o Olha! Recife oferece, durante esta semana, uma série de atividades guiadas para que a população tenha outros olhares sobre sua própria cidade. Já neste sábado (14), às 15h, uma Caça ao Tesouro, atividade inédita na programação, vai levar os inscritos a desbravarem importantes pontos históricos do Recife, passando por atrativos turísticos do Centro. O cadastro para participar do passeio, que vai ter como ponto de partida a Praça do Arsenal e vai contar com encenação de atores, pode ser realizado a partir desta sexta-feira (13) nowww.olharecife.com.br

Na manhã do sábado, outra opção de passeio é o tour de catamarã pelo Rio Capibaribe para conhecer o Recife e suas pontes - passeio que mostra a cidade e seus patrimônios históricos sob a perspectiva do rio. 

No domingo (15),  a opção de passeio é a pé, saindo às 9h da Capela do Parque da Jaqueira. A atividade levará os inscritos para uma imersão na avenida Rui Barbosa, um roteiro que contempla o Parque da Jaqueira, a Academia Pernambucana de Letras, o Jardim do Baobá, o Museu do Estado, além das mansões neocoloniais que embelezam a avenida, como a famosa Mansão Henry Gibson. Também no domingo, o tour de bike, que sai da Praça do Arsenal, fará o tour Volta a Ilha - um roteiro detalhado pelo Bairro do Recife. Os participantes irão desbravar pontos turísticos como a Torre Malakoff, Terminal Marítimo, Leão do Mestre Nuca, Marco Zero, Chanteclair, Rua da Moeda, Ponte Giratória, Cais do Apolo, entre outros.

Na quarta-feira (18), às 14h, o passeio a pé com o tema Gabinete Português e Arquivo Público levará os inscritos para conhecer o Gabinete Português. O prédio foi inaugurado em 1921 e conta com obras importantes, como o manuscrito de um capítulo do livro “A Cidade e as Serras”, de Eça de Queirós, e uma biografia de Frei Bartolomeu dos Mártires. Os participantes vão ainda visitar o Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano, prédio  tombado como patrimônio, que também conta com um acervo importante para a preservação de bens de valor histórico, cultural, arquitetônico e afetivo para a população.

O Olha! Recife abre inscrições para os passeios sempre às sextas-feiras, pelo sitewww.olharecife.com.br.

RECIFE WALKING TOUR (CAMINHADA CULTURAL) - Fortalecendo o Centro do Recife enquanto destino turístico e também incentivando a disseminação sobre a cultura e história da cidade, o Olha! Recife realiza, todas as sextas-feiras, passeio com o tema Caminhada Cultural. A saída será às 9h30, da Praça do Arsenal. De lá o grupo irá passar por locais como Marco Zero, Torre Malakoff, Rua da Moeda, Ponte Maurício de Nassau, Pátio de São Pedro, entre outros.

 

RESUMO

Olha Recife a no Rio  - Recife e suas pontes

14/01 saída às 09:00 da Catamaran Tours Cais das Cinco Pontas

Inscrições 13/01 a partir das 09h no www.olharecife.com.br

 

Olha Recife a pé - Caça ao Tesouro com atores

14/01 saída às 15:00 da Praça do Arsenal

Inscrições 13/01 a partir das 09h no www.olharecife.com.br

 

Olha Recife a pé - Avenida Rui Barbosa

15/01 saída às 09:00 da Capela do Parque da Jaqueira

Inscrições 13/01 a partir das 09h no www.olharecife.com.br

 

Olha Recife de bike - Volta a Ilha

15/01 saída às 09:00  da Praça do Arsenal

Inscrições 13/01 a partir das 09h no www.olharecife.com.br

 

Olha Recife a pé - Gabinete Português e Arquivo Público

18/01 saída às 14:00 da Praça do Arsenal 

Inscrições 13/01 a partir das 09h no www.olharecife.com.br

 

Olha Recife a pé - RECIFE WALKING TOUR

20/01 saída às 09:30 da Praça do Arsenal 

Inscrições 13/01 a partir das 09h no www.olharecife.com.br