Defesa Civil - Sedec

NOTÍCIAS

Defesa Civil | 25.03.23 - 17h57

Mutirão da Defesa Civil reforça proteção das áreas de morros no Recife

img_alt

Na manhã deste sábado (25), cerca de 300 profissionais percorreram cinco comunidades da capital para realizar serviços como vistorias, ações porta a porta, colocação de lona plástica, roçagem e capinação. (Foto: Divulgação PCR)

 

Cerca de 300 profissionais da Defesa Civil do Recife participaram, na manhã deste sábado (25), de um grande mutirão em cinco áreas de risco distribuídas por toda a cidade. O objetivo foi proteger as famílias que vivem nos morros, reforçando a preparação para o inverno e orientando a população sobre como agir para minimizar os perigos provocados pelas chuvas. A atividade fez parte da Ação Inverno 2023 e incluiu serviços como vistorias, ações porta a porta, colocação de lona plástica, roçagem e capinação.

As comunidades beneficiadas foram Córrego do Joaquim, Ibura de Baixo, Córrego da Camila (Dois Unidos), Mangabeira e Várzea. Moradora do Córrego do Joaquim, Emilly Carla Ferreira da Silva, 26 anos, diz que a colocação de lona nas proximidades de sua casa trouxe mais segurança para toda a família. “A barreira é grande e antes a gente tinha muito medo. Com a lona, a gente já fica um pouco mais tranquilo”, destaca.

Na Ação Inverno 2023, os mutirões acontecerão em dois dias por semana, entre eles um sábado, durante todo o período de chuvas. “Nossas equipes percorrem as áreas de risco, fazendo vistorias e monitoramento, conversando com os moradores e colocando lonas plásticas. Levar informação para a população é fundamental para que todos possam contribuir com nosso trabalho, que visa salvar vidas”, afirma a gerente-geral de Engenharia da Defesa Civil do Recife, Elaine Hawson. 

AÇÃO INVERNO -  Com a Ação Inverno 2023, a Prefeitura do Recife está investindo um total de R$ 291 milhões, o maior valor da história da cidade, num conjunto de intervenções destinadas a minimizar os impactos das chuvas. Entre as medidas planejadas estão ações de micro e macrodrenagem, contenção de encostas, prevenção e monitoramento em áreas de risco, mutirões e eliminação de pontos críticos de alagamento, entre outras atividades.

Nos casos de emergência, a Defesa Civil recomenda que os moradores liguem para o número 0800-081-3400. A ligação é gratuita e a central funciona 24h para atender as chamadas. Além disso, este ano, a Ação contará com novidades nos protocolos adotados em caso de alertas e na comunicação à população, utilizando a tecnologia a favor da segurança do recifense. Intervenções de infraestrutura também serão realizadas através do ProMorar.

ASSUNTOS: