Reciprev passa por auditoria e mantém certificação do Pró-Gestão de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS)
Certificação incentiva e reconhece as boas práticas de gestão previdenciária da instituição. Entre mais de dois mil RPPS, a Reciprev foi o primeiro do Brasil a alcançar o nível III, um dos mais altos, ainda em 2019
Após auditoria realizada nos dias 29 e 30 de março, a Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores (Ampass), conquistou a manutenção da certificação do Pró-Gestão RPPS Nível III, o Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), do Ministério da Previdência Social. A auditoria tem por finalidade mapear as atividades da instituição e confirmar se a Ampass continua cumprindo com os requisitos estabelecidos pelo programa.
O auditor Walmir Amorim, da Fundação Vanzolini, instituição responsável pela avaliação, acompanhou os controles e registros descritos pelos setores da Autarquia. Na ocasião, as ações das três dimensões do programa foram apresentadas e destacam-se as ações relacionadas à política e comitê de investimentos e as ações referentes à gestão de pessoas e capacitações. Na reunião de encerramento, foi constatado que a Reciprev segue atendendo às boas práticas de gestão previdenciária, alcançando os objetivos de melhoria do controle e transparência com os seus segurados e a sociedade.
O vice-diretor-presidente, Francisco Canindé, celebra o destaque da Reciprev. “A certificação, assim como a classificação máxima do Indicador de Situação Previdenciária (ISP-RPPS), edição 2022, da Secretaria de Previdência, e o Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária 2022, outorgado pela Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais - ABIPEM, entre outras premiações, tornaram o Município do Recife referência nacional na gestão do regime próprio de previdência social”, pontuou.
De acordo com o diretor-presidente, Manoel Carneiro, "a manutenção da certificação comprova, mais uma vez, que o RPPS de Recife é estável, eficiente, organizado, moderno e respeitado. Essa conquista é um reconhecimento aos profissionais da Ampass que desempenham seus trabalhos com competência, ética e profissionalismo".
Pró-Gestão RPPS - O Programa atesta que um determinado RPPS conseguiu implementar boas práticas de gestão previdenciária e alcançar os objetivos de melhoria do controle de seus ativos e passivos, com aumento da transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade. A certificação engloba quatro níveis. Entre mais de dois mil RPPS, a Reciprev foi o primeiro do Brasil a alcançar o nível III, em abril de 2019. De lá para cá, a Autarquia tem se submetido a auditorias para verificar a manutenção dos requisitos e tem mantido o nível de excelência.