Fim de semana será cultural, com seresta, oficinas e performance artística
De seresta a frevo, de oficina de argila a performance artística: tem de tudo na programação cultural do final de semana recifense. A agenda já começa hoje (11), com a 27ª edição do Festival Nacional da Seresta, evento realizado com apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, que se sagrou tradição das mais dançantes do calendário cultural da cidade. Até domingo (14), serão 12 shows para todo mundo dançar de rostinho colado, na Praça do Arsenal. No sábado (13), tem ainda vivência de frevo e lançamento de livro, no Paço do Frevo, performance artística no MAMAM e oficinas no Murillo La Greca. Organizando direitinho, todo mundo se diverte.
Festival da Seresta
O maior encontro de românticos e seresteiros do país começa hoje, na Praça do Arsenal, com shows gratuitos e abertos ao público de Jura Figueredo, The Rossi, Adilson Ramos e Almir, ex-Fevers. Amanhã (12), sobem ao palco Igor Alves (o Tenor do Sertão), Cristina (canta Nelson), Byafra e Altemar Dutra Jr. A Seresta acaba no sábado, com shows de Rosy Aguilar, Jozenaldo ("The Voice"), Leonardo Sullivan e Gilliard. A festa e o flerte começam sempre a partir das 20h.
MAMAM
Provocando reflexões sobre o rótulo de sexo frágil, tão associado ao feminino, e sobre a relação do ser humano com o consumo da água, a artista Renata Caldas apresenta a performance Tubarão Fêmea, no sábado, às 15h, no Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM). A apresentação tem duração de 30 minutos e será realizada na sala Aquário Oiticica, seguida do debate Caminhos pela performance, com Renata Caldas, Adovale Dias, Eduardo Romero e Bruna Rafaella Ferrer, orientadora da pesquisa.
No museu, que funciona das 10h às 16h aos sábados e domingos, está em cartaz a exposição “Na Cidade da Ressaca”, reunindo trabalhos em vídeo, fotografia e instalações produzidas ao longo dos últimos 15 anos por Jonathas de Andrade, considerado um dos principais nomes da arte contemporânea no Brasil, com obras expostas em importantes coleções privadas e públicas, entre elas: Centre Georges Pompidou, em Paris, Museo del Barrio, Museum of Modern Art (Moma) e Solomon R. Guggenheim Museum, em Nova York. O MAMAM fica na Rua da Aurora, 265, Boa Vista.
Freeeeevoooooo
No Paço do Frevo, vai ter lançamento de livro no sábado: “Lindo Sonho Delirante vol 3: 100 Discos Corajosos do Brasil”, do escritor, jornalista, palestrante e colecionador de discos, Bento Araújo. A publicação faz parte de uma série, que conta o lado B da história da música brasileira, a partir de resenhas de discos nada comerciais. Nesse terceiro volume, é possível conferir diversos trabalhos musicais transgressores, garimpados entre os anos de 1986 até 2000. O lançamento acontecerá às 16h, com sessão de autógrafos e bate-papo especial com o autor e com o músico Fred 04.
Também no sábado, os visitantes do museu podem participar de vivências musicais de frevo, com Márcio Rastaman, às 15h, 15h40, 16h20 e 17h. No domingo, nos mesmos horários, haverá vivências de dança, conduzidas por Henrique Braz. O acesso para todas as atividades é mediante o pagamento do ingresso do museu, que custa R$ 10 (R$ 5, meia). O Paço, que fica na Praça do Arsenal, abre das 11h às 18h no fim de semana.
Murillo La Greca
Ainda celebrando a retomada dos expedientes de sábado, o museu terá programação intensa no próximo dia 13. Das 10h às 12h, será oferecida uma aula de tridimensionalidade na pintura. Das 14h às 14h30, o artista Bruno Fish conduz o público por uma visita guiada por sua exposição "Cerâmicatomicamente". Das 14h30 às 16h30, ele ministra oficina de argila. Toda programação é gratuita e aberta ao público que se apresentar no museu. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de chegada. O Murillo fica na Rua Leonardo Bezerra Cavalcante, 366, Parnamirim.
Pátio de São Pedro
Também mantidos pela Prefeitura do Recife, os espaços culturais localizados no Pátio de São Pedro, como os memoriais Luiz Gonzaga e Chico Science, a Casa do Carnaval e o Museu de Arte Popular, estarão à espera dos visitantes, com acesso gratuito, das 10h às 16h, no sábado e no domingo.
Museu da Cidade
Ali pertinho do Pátio, no Forte das Cinco Pontas, o Museu da Cidade é outra opção cultural imperdível para quem quer conhecer melhor a cidade e as histórias que moldaram nossas paisagens tangíveis e intangíveis. O museu abre sábado e domingo, também das 10h às 16h, com entrada franqueada ao público.