Secretaria de Saúde do Recife inaugura 20ª Espaço Mãe Coruja
A Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) inaugurou, na tarde desta quinta (1º/6), o 20º Espaço Mãe Coruja, local dedicado às gestantes e a vivências que fortaleçam vínculos entre mãe, bebê e família. A nova unidade funciona nas instalações do Centro de Referência da Primeira Infância (Criar), da Prefeitura do Recife, localizado na Madalena e também entregue hoje. A ação aconteceu dentro da programação da IX Semana do Bebê, parceria entre a gestão municipal e o Fundo das Nações Unidas Para a Infância (Unicef).
Com o 20º Espaço Mãe Coruja, passam a ser abarcados o Prado e a Ilha do Retiro, totalizando 47 os bairros atendidos pelo programa - o equivalente a 50% de abrangência da capital. "Este é um dado muito potente, estamos falando de algo que contribui diretamente para a redução da mortalidade materno-infantil, além de resgatar o afeto, os elos familiares e sociais, verdadeiros propulsores e estimuladores do desenvolvimento infantil", afirma a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque. Apesar de ser voltado para a primeira infância, período que vai do nascimento até os seis anos de idade, o atendimento inicia-se já na gravidez, por ser fundamental trabalhar a mãe primeiramente.
A coordenadora do Mãe Coruja Recife, Cláudia Soares, salienta que no acolhimento à gestante, há o cuidado em compreender seus medos e dificuldades. "Então, é feito um direcionamento para vários setores na prefeitura, visando a minimizar o que houver de queixas. Oferecemos atividades como aulas de yoga para grávidas, shantala para bebês, oficinas educativas, grupos de desenvolvimento infantil e cursos de qualificação profissional", explica. O programa existe na capital desde 2014. Desde então, já foram cadastradas mais de 18 mil mulheres e 14 mil crianças, e cerca de 14 mil kits de enxoval foram entregues.
SEMANA DO BEBÊ - A Semana do Bebê teve início no último domingo (28/5) e durante o evento, estão sendo oferecidas mais de 550 ações, realizadas por diversas áreas da gestão municipal. A iniciativa funciona com um observatório de todas as ações que são realizadas pela prefeitura na área da primeira infância. O encerramento será no próximo sábado (3/6), com atividades lúdicas, brincadeiras e shows na concha acústica da UFPE, a partir das 15h.