Infraestrutura | 03.10.23 - 11h48
Prefeitura inicia construção da maior ponte dos últimos 40 anos no Recife
Com investimentos de R$ 91 milhões, a ponte Areias-Imbiribeira terá 335m de extensão; a intervenção inclui o alargamento das avenidas Tapajós e Engenheiro Alves de Souza, num total de 2,3 quilômetros, beneficiando usuários de diversos modais de transporte. (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)
“Hoje realizamos um sonho que existe há mais de 40 anos. A ponte Júlia Santiago vai garantir que pessoas possam transitar de um lado ao outro do Rio Tejipió de forma muito mais rápida, o que também vai ajudar a desafogar um ponto crítico de trânsito da cidade. Essa obra histórica começa hoje e só para quando a ponte estiver pronta”, disse o prefeito João Campos.
O Prefeito do Recife autorizou, nesta terça (3), o início das obras da construção da ponte Areias-Imbiribeira, que vai cruzar o Rio Tejipió para interligar os dois bairros, agilizando o fluxo entre as avenidas Recife e Mascarenhas de Moraes. A intervenção beneficiará motoristas, ciclistas, pedestres e usuários do transporte público, numa extensão total de 2,3 quilômetros, incluindo a construção da ponte com 335 metros de comprimento e o alargamento das avenidas Tapajós e Engenheiro Alves de Souza, entre outras melhorias. A obra terá um investimento de R$ 91 milhões.
“Hoje realizamos um sonho que existe há mais de 40 anos. A ponte Júlia Santiago vai garantir que pessoas possam transitar de um lado ao outro do Rio Tejipió de forma muito mais rápida, o que também vai ajudar a desafogar um ponto crítico de trânsito da cidade. Essa obra histórica começa hoje e só para quando a ponte estiver pronta”, disse o prefeito João Campos.
Essa é a maior ponte a ser construída no Recife nos últimos 40 anos. A obra será executada pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB) e contemplará também implantação de ciclofaixa bidirecional, novos abrigos de ônibus, embutimento da rede de telecomunicações, melhoria na rede de drenagem e na iluminação pública, além da requalificação do pavimento. Estudos que embasam o projeto mostram uma redução de 40% no tempo de deslocamento na região após a construção da ponte. Numa estimativa feita do tempo de uma viagem entre a Universidade Salgado de Oliveira (Universo) e o Conjunto Residencial Ignez Andreazza, por exemplo, a redução média da distância percorrida vai ser de 42%.
“Fazer parte da implantação de mais uma obra importante de infraestrutura é um privilégio. Apesar dos desafios, são muitas obras sendo feitas e mudando a vida das pessoas do Recife. Nesta, serão cerca de 500 postos de trabalhos gerados, hoje já são 100 trabalhadores empregados, a grande maioria da própria comunidade”, disse Marília Dantas, Secretária de Infraestrutura do Município.
O prazo de execução é de 36 meses. A primeira etapa é a instalação dos canteiros de obras, sendo o principal localizado no bairro de Areias. Em seguida, será feito o aterro para a colocação das estacas das fundações e, na sequência, a cravação das estacas, fundação, colocação das vigas e lajes de concreto. Após a conclusão da ponte, com a colocação dos encontros e rampas, será realizada a urbanização das vias.
O objetivo da intervenção é garantir a conectividade entre os corredores e a integração entre os diversos modos de transporte, melhorando a mobilidade urbana na região. Com 20,4 metros de largura, a ponte Areias-Imbiribeira terá quatro faixas de rolamento, duas faixas de passeio e ciclofaixa. As avenidas Tapajós e Engenheiro Alves de Souza serão alargadas para duas faixas de rolamento por sentido, com extensões de respectivamente 908m e 1060m, ganhando também paisagismo e urbanização.
As vias de articulação ligarão as proximidades da Lagoa do Araçá, na Imbiribeira, com a avenida Recife na altura do Conjunto Residencial Ignez Andreazza. Será feita uma ciclofaixa nas duas direções, ao longo dos 2,3 quilômetros da obra, para incentivar o uso de transporte ativo. Para os que fazem uso do transporte coletivo, o projeto prevê a implantação de 15 novos abrigos de ônibus, que vão contar com embarque em nível para garantir acessibilidade aos usuários. Cerca de 350 árvores serão plantadas.
Os pedestres serão beneficiados com a requalificação dos passeios em concreto e piso intertravado e a implantação de acessibilidade (piso tátil direcional e de alerta, além de faixas de pedestres e travessias em nível). Será feito o embutimento da fiação da rede de telecomunicações, além da requalificação da rede de iluminação pública, para diminuir a poluição visual. A rede de drenagem será remanejada para a faixa de rolamento e o pavimento passará por requalificação em CBUQ.
A intervenção faz parte de um projeto macro de melhorias na mobilidade da região, que inclui também a implantação do binário na Avenida Jean Emile Favre, já iniciada, que também vai melhorar a ligação entre as avenidas Recife e Marechal Mascarenhas de Moraes. Cinco vias compõem o projeto do novo binário, entre elas as avenidas Jean Emile Favre e Raimundo Diniz e as ruas Rio Maranhão, Pampulha e Itacari. A obra inclui corredor exclusivo de ônibus e nova ciclofaixa.
A ponte nomeada Júlia Santiago homenageia a primeira vereadora do Recife, eleita em 1947. Júlia, nascida em São Lourenço da Mata, trabalhou em uma fábrica têxtil, participou da fundação do Sindicato da Fiação e Tecelagem de Pernambuco e foi essencial na luta em defesa dos direitos dos trabalhadores. Mais tarde, durante a Ditadura Militar, lutou ativamente em defesa da democracia.
PONTE JAIME GUSMÃO - A Prefeitura do Recife está também construindo a Ponte Engenheiro Jaime Gusmão, entre os bairros da Iputinga e do Monteiro, que beneficiará diretamente cerca de 60 mil pessoas. Serão quatro faixas de rolamento, duas em cada sentido. A etapa principal da obra, correspondente ao “tabuleiro” sobre o rio Capibaribe, chegou a mais de 90% de conclusão e ficará pronta até o final do ano. Já a segunda fase, que inclui as conexões com o solo, usando a técnica da terra armada, será concluída no primeiro semestre de 2024, quando a ponte será liberada para uso pela população.
MANUTENÇÃO DAS PONTES - Além da construção de novas estruturas, a Prefeitura do Recife também trabalha na recuperação e manutenção de pontes, pontilhões e passarelas da cidade, com o objetivo de garantir a segurança de quem faz uso desses equipamentos, muitos deles já conhecidos cartões postais da capital do Estado. Já foi entregue a recuperação estrutural das pontes da Torre, do Derby e da Ponte Motocolombó.
No momento, a gestão municipal trabalha na requalificação da Ponte 12 de Setembro, mais conhecida como Ponte Giratória, e da Ponte Princesa Isabel, que liga os bairros da Boa Vista e Santo Antônio, no centro da cidade. As intervenções fazem parte do programa de recuperação e conservação de pontes da cidade que também já beneficiou com ações nas juntas de dilatação dos viadutos Joana Bezerra, Via Mangue e Avenida Norte.
Os serviços periódicos de manutenção das pontes abrangem a pintura das estruturas, pequenos consertos nos elementos mais visíveis como guarda-corpo, vigas de bordo, iluminação e passeios, por exemplo. Estas ações também funcionam como uma camada de impermeabilização para o concreto, além de eliminar as pichações existentes nas estruturas.
“Fazer parte da implantação de mais uma obra importante de infraestrutura é um privilégio. Apesar dos desafios, são muitas obras sendo feitas e mudando a vida das pessoas do Recife. Nesta, serão cerca de 500 postos de trabalhos gerados, hoje já são 100 trabalhadores empregados, a grande maioria da própria comunidade”, disse Marília Dantas, Secretária de Infraestrutura do Município.
O prazo de execução é de 36 meses. A primeira etapa é a instalação dos canteiros de obras, sendo o principal localizado no bairro de Areias. Em seguida, será feito o aterro para a colocação das estacas das fundações e, na sequência, a cravação das estacas, fundação, colocação das vigas e lajes de concreto. Após a conclusão da ponte, com a colocação dos encontros e rampas, será realizada a urbanização das vias.
O objetivo da intervenção é garantir a conectividade entre os corredores e a integração entre os diversos modos de transporte, melhorando a mobilidade urbana na região. Com 20,4 metros de largura, a ponte Areias-Imbiribeira terá quatro faixas de rolamento, duas faixas de passeio e ciclofaixa. As avenidas Tapajós e Engenheiro Alves de Souza serão alargadas para duas faixas de rolamento por sentido, com extensões de respectivamente 908m e 1060m, ganhando também paisagismo e urbanização.
As vias de articulação ligarão as proximidades da Lagoa do Araçá, na Imbiribeira, com a avenida Recife na altura do Conjunto Residencial Ignez Andreazza. Será feita uma ciclofaixa nas duas direções, ao longo dos 2,3 quilômetros da obra, para incentivar o uso de transporte ativo. Para os que fazem uso do transporte coletivo, o projeto prevê a implantação de 15 novos abrigos de ônibus, que vão contar com embarque em nível para garantir acessibilidade aos usuários. Cerca de 350 árvores serão plantadas.
Os pedestres serão beneficiados com a requalificação dos passeios em concreto e piso intertravado e a implantação de acessibilidade (piso tátil direcional e de alerta, além de faixas de pedestres e travessias em nível). Será feito o embutimento da fiação da rede de telecomunicações, além da requalificação da rede de iluminação pública, para diminuir a poluição visual. A rede de drenagem será remanejada para a faixa de rolamento e o pavimento passará por requalificação em CBUQ.
A intervenção faz parte de um projeto macro de melhorias na mobilidade da região, que inclui também a implantação do binário na Avenida Jean Emile Favre, já iniciada, que também vai melhorar a ligação entre as avenidas Recife e Marechal Mascarenhas de Moraes. Cinco vias compõem o projeto do novo binário, entre elas as avenidas Jean Emile Favre e Raimundo Diniz e as ruas Rio Maranhão, Pampulha e Itacari. A obra inclui corredor exclusivo de ônibus e nova ciclofaixa.
A ponte nomeada Júlia Santiago homenageia a primeira vereadora do Recife, eleita em 1947. Júlia, nascida em São Lourenço da Mata, trabalhou em uma fábrica têxtil, participou da fundação do Sindicato da Fiação e Tecelagem de Pernambuco e foi essencial na luta em defesa dos direitos dos trabalhadores. Mais tarde, durante a Ditadura Militar, lutou ativamente em defesa da democracia.
PONTE JAIME GUSMÃO - A Prefeitura do Recife está também construindo a Ponte Engenheiro Jaime Gusmão, entre os bairros da Iputinga e do Monteiro, que beneficiará diretamente cerca de 60 mil pessoas. Serão quatro faixas de rolamento, duas em cada sentido. A etapa principal da obra, correspondente ao “tabuleiro” sobre o rio Capibaribe, chegou a mais de 90% de conclusão e ficará pronta até o final do ano. Já a segunda fase, que inclui as conexões com o solo, usando a técnica da terra armada, será concluída no primeiro semestre de 2024, quando a ponte será liberada para uso pela população.
MANUTENÇÃO DAS PONTES - Além da construção de novas estruturas, a Prefeitura do Recife também trabalha na recuperação e manutenção de pontes, pontilhões e passarelas da cidade, com o objetivo de garantir a segurança de quem faz uso desses equipamentos, muitos deles já conhecidos cartões postais da capital do Estado. Já foi entregue a recuperação estrutural das pontes da Torre, do Derby e da Ponte Motocolombó.
No momento, a gestão municipal trabalha na requalificação da Ponte 12 de Setembro, mais conhecida como Ponte Giratória, e da Ponte Princesa Isabel, que liga os bairros da Boa Vista e Santo Antônio, no centro da cidade. As intervenções fazem parte do programa de recuperação e conservação de pontes da cidade que também já beneficiou com ações nas juntas de dilatação dos viadutos Joana Bezerra, Via Mangue e Avenida Norte.
Os serviços periódicos de manutenção das pontes abrangem a pintura das estruturas, pequenos consertos nos elementos mais visíveis como guarda-corpo, vigas de bordo, iluminação e passeios, por exemplo. Estas ações também funcionam como uma camada de impermeabilização para o concreto, além de eliminar as pichações existentes nas estruturas.