EITA! Recife abre o Rec'n'Play 2023 com soluções inovadoras para a cidade
Sendo uma cidade aberta para testagem de soluções criativas para problemas que afetam a vida das pessoas, o Recife se tornou exemplo nacional de política pública que valoriza as startups como parceiras. Os resultados alcançados com desafios lançados desde o ano passado pela gestão municipal contemplam melhorias nas áreas de saúde, esportes, mobilidade e iluminação pública. A performance das empresas contratadas para auxiliar no serviço público foi o tema do primeiro evento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), dentro da programação do Rec'n'Play 2023.
O gerente de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Evisson Lucena, e o diretor de Inovação Aberta e Governança de Dados na EMPREL, Breno Alencar, foram os mediadores de um painel que apresentou as soluções de inovação do Esquadrão de Inovação e Transformação Aberta (EITA! Recife). Essa iniciativa já está em prática na gestão municipal, melhorando o atendimento e reduzindo filas na saúde, mapeando buracos nas vias, verificando a qualidade da iluminação pública e incentivando a prática de atividades físicas. O evento aconteceu no polo do Cesar School Brum, na manhã desta quarta-feira (18).
"Ao implantar uma política pública de inovação, nós quebramos o paradigma de que o poder público não pode dialogar com a iniciativa privada. Fomentamos um ecossistema de inovação sem perder a função social. Agora temos um marketplace onde os produtos criados podem ser adaptados para outras cidades", destacou Evisson Lucena.
Representantes de quatro empresas - duas do Recife, uma de Fortaleza e outra de São Paulo - que tiveram suas soluções aprovadas e implementadas pela Prefeitura do Recife apresentaram os resultados e uma parceria que pode resultar em contratos de até R$ 1,6 milhão, contrato de fornecimento de até R$ 8 milhões e possibilidade de vendas para outros locais em sistema de copropriedade.
"Foi importante ter testado produtos diretamente com a Secretaria de Saúde e entregar um produto que ajuda o cidadão", disse Paula Torres, gerente de produto da Pitang, desenvolvedora do Integra.ai, sistema que ajuda a melhorar e integrar o atendimento de saúde municipal. "Com um chatbot interativo no WhatsApp, conseguimos reduzir o absenteísmo e acabar com as filas para consultas", destacou o fundador e CEO da beyond.co, Vinicius Guedes, criadora do Absens.
"Conseguimos adaptar um sistema que já tínhamos desenvolvido para as demandas do Recife e crescemos como parceiros, utilizando táxis e carros de aplicativo para monitorar a qualidade do pavimento das ruas, a qualidade da iluminação pública e a emissão de gases", detalhou o gerente de projeto da Geovista, Thomás Covello. Já a CEO da CFIT Healthtech Analytics, Gabriela Veras, contou que o aplicativo desenvolvido para estimular atividade física já conta com mais de 40 mil inscritos e com a opção de marcar eventos e convidar pessoas. "Dizer que este programa já está funcionando no Recife é um grande reforço para divulgação e conquista de novos mercados", disse.
AGENDA da Sdecti nesta quinta-feira (19)
Livraria Jaqueira, 14h às 15h
Bate-papo sobre como a SHEIN conseguiu tornar a moda acessível a todos.
Participações:
1 - Anna Beatriz Lima - Anna Beatriz Lima é Head de Relações Governamentais (GR) da SHEIN no Brasil, sendo responsável por liderar ações da marca no âmbito governamental, assim como nos assuntos institucionais e externos da companhia.
2 - Lucas Ramos - Lucas Ramos é formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Comunicação pela ESPM São Paulo. Foi eleito deputado estadual por Pernambuco em 2014 e reeleito, em 2018, sendo o 8º mais bem votado no Estado. Entre agosto de 2020 e março de 2022, exerceu o cargo de secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Antes de ser eleito deputado estadual, atuou durante oito anos na área de publicidade e propaganda como diretor-presidente da maior empresa de mídia indoor da América Latina, pioneira em mídia segmentada.
Evento:
Mauricio de Sousa Produções: Um case da indústria criativa no Brasil
Cinema do Porto Digital, 16h
A palestra tem foco nos motivos e nuances de como a Mauricio de Sousa Produções perdura desde 1959 adaptando-se para os novos meios (das tiras para gibis, parques, teatros, cinema, televisão, internet) sendo um dos pilares da indústria criativa do Brasil.
Participação:
Rodrigo Paiva - Diretor de Licenciamento da Maurício de Sousa Produções
Evento:
Elevando Vozes, Impulsionando Impacto: A Importância do Empreendedorismo Feminino
Sede do Porto Digital, 16h45
Este painel reúne mulheres inspiradoras de diversas áreas para compartilharem suas jornadas, experiências e insights sobre o empreendedorismo feminino, explorando histórias de sucesso, desafios superados e o impacto que as empreendedoras estão causando em suas indústrias e na sociedade.
Participantes:
Izabelle Benedet - PTI (mediadora)
Isabella de Roldão - Vice-prefeita de Recife
Socorro Macedo - CEO Lefil
Manu Dubeux - CEO Power e Consultora Porto Digital
Ana Uriarte - Co-Fundadora Happen e Líder de Comunidade