Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 19.10.23 - 13h46

Prefeitura do Recife promove 9 ª edição da Semana do Brincar

img_alt

Abertura será realizada neste domingo (22), às 10h, no Parque 13 de Maio, bairro de Santo Amaro. Neste ano, evento terá como tema “Proteção e brincadeira é para a vida inteira. (Foto: Edson Holanda/PCR)
 
No próximo domingo (22), o Parque 13 de Maio, localizado no bairro de Santo Amaro, será palco de uma importante ação, promovida pela Prefeitura do Recife, voltada às crianças  e adolescentes. Para reforçar que brincar é um direito de toda a criança, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas realiza a 9ª edição da Semana do Brincar, cuja abertura será realizada às 10h. Até o dia 27 de outubro, serão realizadas diversas atividades para o público infantil em diversos pontos da cidade. Participam da abertura, Luciano Pontes, Cia Meias Palavras, Ilana Ventura, contadora de histórias e também haverá show com o Tio Bruninho.

A Semana do Brincar 2023 tem o tema “Proteção e brincadeira é para a vida inteira” e o objetivo de valorizar o brincar na vida da crianças; o reconhecimento da ludicidade como componente da cultura e da infância e o resgate de brincadeiras tradicionais como forma de preservação e recriação do patrimônio lúdico da sociedade.

Na edição deste ano, foram articuladas ações que serão desenvolvidas diretamente e de forma autônoma pelas secretarias de Cultura e Fundação de Cultura da Cidade do Recife (FCCR), de Saúde - através do Centro de Referência para o Cuidado de Crianças, Adolescentes e suas famílias em situação de violência (Cercca) e Programa Mãe Coruja Recife -, de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas - por meio das secretarias Executivas de Assistência Social e de Direitos Humanos -, e de Educação, em especial, com a Secretaria Executiva da Primeira Infância. Também somam esforços no evento a ONG Centro Educacional e Cultural do Recife (Cesc Coqueiral) e o Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef).

De acordo com a gerente da Criança e do Adolescente, Silma Queiroz, a Semana Municipal do Brincar do Recife pretende ainda promover o encontro intercultural e intergeracional, em torno das brincadeiras e em cumprimento à Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas. “Essa iniciativa reforça que o brincar é um direito de toda a criança”, explica.

Silma Queiroz também destaca que a Semana Municipal do Brincar do Recife foi criada em 2015 e, desde então, integra anualmente, no mês de outubro, o calendário de eventos da cidade, estimulando a implementação de práticas voltadas para o desenvolvimento infantil saudável. "A Prefeitura do Recife pretende, com essa ação, estimular o brincar de todas as crianças e adolescentes, de forma inclusiva, incentivando competências muito importantes do ser humano, desenvolvidas a partir de habilidades relacionais, em contato com outras crianças, adolescentes e adultos", destaca Silma Queiroz.

Confira abaixo os destaques da programação:

Na segunda-feira(23), das 14h às 16h, a atividade lúdica será realizada na Escola Maria Sampaio de Lucena, no bairro do Ibura, e terá a presença do mágico Rodrigo Lima e da contadora de história Ilana Ventura;

Na terça-feira (24), das 9h30 às 11h30, será realizada uma oficina sobre “Parentalidade positiva e prevenção às violências”, no CMEI 8 de março, na Rua Engenho Bulhões, no Ibura.

Na quarta-feira (25), das 14h às 16h, a atividade lúdica será realizada no Compaz Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro, com a participação do mágico Rodrigo Lima e da contadora de história Mariane Bigio.

Na quinta-feira (26), das 14h às 16h, a contadora de história Ilana Ventura e Tio Bruninho realizam atividades no Centro Educacional e Cultural do Recife (Cesc), na Rua Coripós, 327, no bairro de Coqueiral.

Na sexta-feira (27), das 14h às 16h, o mágico Rodrigo Lima e a contadora de história Mariane Bigio realizam atividades no Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha.